Entrevista com João Augusto Conrado do Amaral Gurgel ao programa Shop Tour, na apresentação do novo carro, durante Salão do Automóvel
No dia 1º de outubro de 1988 esse engenheiro e empresário de nome comprido — João Augusto Conrado do Amaral Gurgel — mostrava ao apresentador Luiz Galebe o Gurgel BR-800, seu sonho de um automóvel 100% brasileiro. A entrevista aconteceu durante o XV Salão do Automóvel.
Seu motor era um dois cilindros opostos refrigerado a água, batizado de Enertron. Com chassi tubular e carroceria em fibra de vidro, pesava só 640 quilos, podendo atingir 115 km/h. Foi pensado para uso urbano e viagens curtas e tinha na economia de combustível um ponto forte.
No Salão do Automóvel, foram apresentados dois modelos: além do Sedan (um dois volumes na verdade), note que havia a versão picape (vermelha), modelo que nunca entrou em produção.
A ideia de Gurgel era vender o BR-800 aos futuros acionistas, que ele esperava que chegassem a 10 mil. Chegou perto: cerca de 8 mil. No entanto, foram fabricados 3 mil BR-800 apenas, já que ele foi descontinuado em 1992, com o lançamento do Supermini.
Endividada, a Gurgel Motores pediu concordata em 1993 e acabou fechando definitivamente as portas no ano seguinte. João Augusto Conrado do Amaral Gurgel morreu em 2009.
Esse vídeo é um registro histórico de um importante capítulo de nossa indústria automobilística.
Veja também
Destaques dos classificados
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!