Compacto lançado em 1972 em nada lembra o moderno sedan de hoje, em sua 11ª geração. Um dos maiores sucessos automotivos mundiais de todos os tempos
O Honda Civic foi lançado no Japão em julho de 1972. Era compacto, confiável, barato e principalmente econômico. Estava disponível nas versões fastback de duas ou quatro portas; hatch de três e cinco portas; além de uma station wagon.
No princípio vinha equipado com motor 4 cilindros transversal de 1.200 cc refrigerado a água e como câmbio padrão o manual de quatro marchas. Opcionalmente podia vir equipado com câmbio de cinco marchas ou o semiautomático batizado de “Hondamatic”. Em 1975, o motor passou a ser o 1.500 CVCC, menos poluente e ainda mais econômico.
Versões da primeira geração do Honda Civic
Era um modelo de acabamento espartano, mas caprichado. Apesar de pequeno, oferecia um bom espaço interno. Tinha bancos reclináveis forrados em vinil de uma ou duas cores e painel com aplique imitando jacarandá e instrumentos básicos. Ar-condicionado e rádio AM/FM eram opcionais.
O Honda Civic chegou ao mercado norte-americano na hora certa. A partir de 1973, com a chegada da crise do petróleo o consumidor achou que era hora de deixar de lado os grandes e beberrões carros de Detroit e ir em busca de modelos mais econômicos. O Civic caiu como uma luva e passou a disputar o mercado com modelos pequenos “prata da casa”, como o Chevrolet Vega e o Ford Pinto.
A primeira geração do Honda Civic foi produzida até 1979. Cinco décadas depois de seu lançamento, ele já chegou à sua 11ª geração e se consolidou como um dos maiores sucessos mundiais, com mais de 20 milhões de carros vendidos.
Veja também
Destaques dos classificados
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!