Conheça os vencedores da competição que reuniu doze Centros Porsche, restaurando modelos clássicos 356 e 911 refrigerados a ar
O foco da Porsche no futuro é igualado apenas por sua paixão pelo passado. É por isso que, em todo o Canadá, os Porsche Centers passaram o último ano abrigados no segundo Porsche Classic Restoration Competition, um torneio de restauração. Mais uma vez, o desafio era restaurar qualquer modelo Porsche classificado como clássico, com o objetivo de devolvê-lo à condição de fábrica por completo. A competição serve para mostrar a experiência e dedicação de cada centro, ao mesmo tempo em que une as equipes individuais e a família Porsche mais ampla do Canadá.
Doze centros canadenses participaram do evento, restaurando 356 Coupés e Cabriolets, juntamente com uma grande variedade de versões dos 911 refrigerados a ar. Eles foram encarregados não apenas de fornecer seus carros e devolvê-los à sua antiga glória, mas também de documentar cuidadosamente o processo e compartilhá-lo por meio de vários canais de mídia como parte da competição geral.
No final do prazo estipulado, todas os trabalhos foram enviados para o Centro de Peças e Distribuição da Porsche em Mississauga, Ontário, que é também o centro de treinamento para técnicos da Porsche. Um grupo de juízes especialistas selecionados do Porsche Club of America’s Canadá e da Porsche Cars Canadá — incluindo o presidente e CEO Marc Ouayoun — avaliou os trabalhos com base em sua restauração técnica, condição do veículo e marketing e comunicação de apoio.
“O objetivo deste projeto é mostrar o know-how clássico e a capacidade de restauração de nossos excelentes Porsche Centers em todo o Canadá”, explica Rajat Thukral, gerente nacional de negócios de pós-venda da Porsche Cars Canadá, que supervisionou a competição. “Isso também permite que as equipes se apaixonem pela marca e sua herança profunda e rica.”
Know-how clássico e capacidade de restauração
A competição viu inúmeras abordagens diferentes, desde a restauração meticulosa de um 356B Coupê de 1964 pelo Porsche Center Oakville, até a missão da Pfaff Porsche de dar nova vida a um 993 de alta quilometragem. Este Polar Silver 911 Carrera havia sido vendido originalmente pela Pfaff em meados da década de 1990 e na época de sua restauração estava orgulhosamente marcando mais de 200.000 quilômetros em seu hodômetro.
Outros carros exclusivos incluíam um 930 Turbo com acabamento em um ousado azul Paint To Sample do Porsche Centre London, um 911 E de 1969 911 E que a Mark Motors Porsche dedicou mais de 2.200 horas para reconstruir até o encerramento da competição e uma homenagem aos esforços de rali da fábrica em meados da década de 1980 com o impressionante 911 Safari do Porsche Center Vancouver, completo com um poderoso elevador de suspensão e interior xadrez Porsche Exclusive.
Um processo de julgamento incrivelmente difícil avaliou todos os elementos de cada carro, desde a reconstrução do motor e da caixa de câmbio até os sistemas de exaustão, fiação, freios de iluminação e carroceria. A competição foi dividida em duas categorias, julgando os 356 separadamente dos 911, com prêmios disponíveis para ambas as séries de modelos. Foi ainda atribuído um reconhecimento ao Centro que melhor transmitiu a mensagem do projeto Restauração Clássica e um ‘Prêmio Paixão’ para a equipe que revelou o maior nível de dedicação à sua construção.
Destaques dos classificados
Três modelos 356 como parte da competição
Trio de 356 participante da competição
“Foi emocionante ter três modelos 356 como parte da competição”, diz Alexander Pretsch, Diretor de Pós-Vendas da Porsche Cars Canada. “Nunca é um trabalho fácil restaurar um veículo clássico e quanto mais antigos eles são, mais desafiador pode ser. Uma vez que você começa a cavar, você nunca sabe o que vai encontrar. Fiquei impressionado com o que nossos Centros Porsche conseguiram alcançar.”
No final, o Porsche Center Saskatchewan foi reconhecido por seus esforços notáveis na restauração de um 356 B Cabriolet 1960 com a rara capota rígida.
911 Targa CE, o vice-cmpeão
Na categoria 911, as principais honras foram para o Porsche Center Lauzon, por seu trabalho impressionante em um 1986 igualmente incomum. 911 Targa CE, um exemplar da Edição Comemorativa, construído para marcar o momento em que a produção do 911 atingiu 250.000 carros. “Este carro parece quase novo e dirige como um sonho”, diz Thukral da edição limitada da G-Series. “A atenção aos detalhes dentro e fora é inacreditável.”
356 B, o grande vencedor
Com o Porsche Centre North Toronto homenageado por seus esforços na categoria Marketing e Comunicação e o notável tributo ao Safari de Vancouver ganhando o Passion Award, tudo o que restava era coroar um vencedor geral. Após horas de deliberação meticulosa, e com o Targa de Lauzon aclamado como vice-campeão, a competição foi vencida pelo Porsche Center Saskatchewan por seus esforços extraordinários no 356 B, um carro que Ouayoun descreve como “uma cápsula do tempo impecável”.
“Este concurso é realmente uma maneira de mostrarmos as habilidades, a qualidade e o know-how de nossos artesãos e nossos técnicos, que colocam muita energia e paixão nesses projetos”, continua Ouayoun. “Quando vemos os resultados, só podemos nos orgulhar das incríveis habilidades que temos na rede Porsche. Obrigado a todos os nossos Porsche Centers por recriarem a história com esses carros.”
Texto: Antonella Kontio – Gerente de Comunicações Internacionais – Porsche
Fotos e vídeo: Porsche Newsroom
Veja também
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!