Repórter Maxicar

Renault 5 comemora 50 anos no Salão Retromobile

Renault 5

Estande de 820 m² da Renault no evento francês é totalmente dedicado a esse representativo modelo lançado em 1972, com 12 exemplares de várias versões. Comemoração durará o ano todo

Durante todo o ano de 2022, a Renault vai comemorar os 50 anos do Renault 5, um importante aniversário do modelo que marcou a marca, a empresa e até mesmo sua época.

O estande da Renault no Retromobile 2022 — que acontece em Paris, de 16 a 20 de março — é uma homenagem a este carro mítico, sendo totalmente dedicado a ele. A planta do espaço remete ao formato do logo do aniversário dos 50 anos do R5.

Em 820 m², os visitantes podem conhecer doze versões históricas do Renault 5, modelos de época da coleção Renault Classic escolhidos a dedo para retratar a história do Renault 5. Da versão “L” de 1972 ao seu descendente de 1990, o Supercinq Baccara.

As provas do automobilismo esportivo sempre fizeram parte da história da Renault e o Renault 5 não é exceção. Suas versões esportivas e de competição contribuíram para que ele atingisse o status de ícone e alguns destes modelos míticos estão em exposição.

Elétricos do passado e do futuro

Como um diálogo entre o passado e o futuro, o novo Renault 5 Prototype está em exposição no estande, na frente do Renault 5 elétrico, de 1974. Pela primeira vez na França, será uma oportunidade para conhecer o futuro modelo elétrico essencial e popular da Renault.

“É muito bacana comemorar o 50º aniversário do emblemático Renault 5 com os apaixonados, fãs, jornalistas, parceiros e clubes no Retromobile, um dos salões de carros antigos mais famosos da Europa. No estande da Renault, os visitantes poderão redescobrir a história do modelo e ter uma ideia de como será o futuro da marca, com o Renault 5 Prototype”, explica Hugues Portron, diretor da Renault Classic.

Renault 5, um ícone pop

A Renault está à frente do seu tempo. Quando ousou criar o Renault 5, a marca atendia as necessidades da sociedade na época. Em 1972, o Renault 5 era definitivamente avançado para os padrões da indústria automotiva.

Renault 5

Concebido como um “carro versátil”, tanto para uso urbano como para viajar, o Renault 5 conquistou todas as categorias de compradores, com seu visual arredondado e suas formas suaves. A prática porta traseira e seus inovadores para-choques feitos de material plástico permitiram conquistar uma nova clientela, principalmente as mulheres e os jovens, que gostavam do apelo lúdico do modelo. Ele virou rapidamente um sucesso, tanto por seu estilo como pelo prazer de dirigir que proporcionava.

Foi lançado em duas versões: o “L” equipado com motor de 782 cm3 e depois 845 cm3 e o “TL”, com motor de 956 cm3, adequado a um uso mais versátil. E foi produzido principalmente na França, Espanha e Bélgica, tendo sido montado em vários países como Irã, México, Tunísia, Portugal e África do Sul. Mais de 5,5 milhões de unidades foram vendidas, de 1972 a 1985, em 5 continentes (quase nove milhões de unidades em vinte anos de carreira se incluirmos o Supercinq, seu sucessor).

Renault 5

Prova deste sucesso é que durante o ano de 1980 ele foi o 2º carro mais vendido no mundo. Na França, ele se manteve como o carro mais vendido durante uma década, de 1974 a 1983.

Carros expostos no estande

A história do Renault 5 (e seu descendente Supercinq) é retratada no estande por meio de 12 modelos de época. Pela primeira vez na França, o Renault 5 Prototype também é exposto ao público:

  • Renault 5 TL (um laranja e um verde)
  • Renault 5 L (amarelo)
  • Renault 5 superproduction (exemplar único)
  • Renault 5 Alpine
  • Renault 5 Le Car Van
  • Renault 5 Turbo
  • Renault 5 GTL
  • Renault 5 elétrico
  • Renault 5 Police
  • Renault Supercinq GT Turbo
  • Renault Supercinq Baccara
  • Renault 5 Prototype

Renault 5 Superproduction

Renault 5

Este Renault 5 é um exemplar único que assume o nome “Superproduction” de pleno direito. Desenvolvido para as corridas, em 1987, ele era motorizado por um bloco de 4 cilindros turbo, de 370 cavalos.

Renault 5 Alpine

Renault 5

Em 1976, a Renault apresentou um verdadeiro carro esportivo: o Renault 5 Alpine. Aliando elegância e esportividade, este modelo foi concebido e produzido na fábrica da Alpine de Dieppe, na França.

Do lado de dentro, ele é basicamente um TS. Mas o exterior se destacava por seu spoiler integrado ao para-choque e os recortes que integravam faróis de longo alcance, as rodas do Renault 17 Gordini, além da adesivagem “A5” nas partes laterais e na frente.

Equipado com um motor de TS totalmente retrabalhado (com uma cilindrada de até 1.397 cm³ e uma caixa de câmbio de 5 velocidades), ele era direcionado a um uso particular e comercializado a um preço competitivo.

Renault 5 Le Car Van

Renault 5

Especializada na produção de modelos de nicho, o encarroçador Heuliez comercializou uma série limitada “Le Car Van” a partir de janeiro de 1979. Baseado no Renault 5 TS, este veículo correspondia a uma versão de 2 lugares, cujos vidros laterais traseiros foram substituídos por um painel de poliéster injetado com janela colorida e moldura de alumínio. Com acabamento externo em laca preta e interior capitonê com carpete vermelho, ele se destacava também por suas inscrições em destaque na parte inferior da carroceria e no capô, bem como pelas faixas pintadas com as cores do arco-íris. A produção terminou em 1983, com um total de aproximadamente 450 unidades.

Renault 5 Turbo

No fim dos anos 1970, A Renault não se contentava em ambicionar a vitória nas 24 Horas de Le Mans ou na Fórmula 1 – a marca também desejava participar de ralis com os motores turbo.

Imaginado por Jean Terramorsi e desenhado por Yves Legal, o Renault 5 Turbo foi desenvolvido especialmente para competir em ralis. A primeira maquete foi apresentada no Salão do Automóvel de Paris, em 1978, com uma homologação obrigatória de 400 unidades.

Renault 5 GTL

O Renault 5 GTL se destacava por suas faixas de proteção laterais de plástico como prolongamento dos para-choques, rodas estilosas e faróis de ré. Em 1978, ele adotou vidros traseiros que podiam ser abertos, como o 5 TS. O 5 GTL se tornou o modelo mais vendido da família R5.

Renault 5 elétrico

O primeiro Renault 5 elétrico foi apresentado no início de 1972 em parceria com a EDF, tendo sido produzidos aproximadamente cem exemplares.

Renault Supercinq GT Turbo

O GT Turbo foi apresentado em janeiro de 1985, quatro meses apenas após o lançamento do Supercinq. A motorização escolhida foi o confiável 4 cilindros com bloco fundido de 1.400 cm3, mas equipado com um turbo Garrett T2. Graças a este elemento, a potência entregue era de 115 cv e as acelerações excelentes.

Ele se tornou o rei das pistas na “Copa R5 GT”, fazendo também uma belíssima carreira em rali, no Campeonato Francês e até mesmo no Campeonato Mundial. Foram produzidas 160.000 unidades.

Renault Supercinq Baccara

Baccara é um Renault Supercinq bastante sofisticado, com bancos e volante revestidos com couro, carpete espesso no piso e recobrindo todo o porta-malas. Os comandos elétricos dos vidros dianteiros e o travamento centralizado das portas com comando à distância faziam parte dos equipamentos de série.

Renault 5 Prototype

No estande, 50 anos separam os dois Renault 5 elétricos: o modelo do passado (1974) e o do futuro (2024). Com seu visual amarelo totalmente “pop”, o Renault 5 Prototype será exposto ao público pela primeira vez na França.

O Renault 5 Prototype demonstra a ambição da Renault de democratizar o carro elétrico, com um modelo que será comercializado em 2024.

Os elementos de estilo inspirados no R5 original não são apenas referências. Reinterpretados, eles dissimulam funções modernas, como a entrada de ar do capô que esconde a portinhola de recarga, os faróis traseiros que integram defletores aerodinâmicos e os faróis de neblina no para-choque, que foram substituídos por faróis de rodagem diurna de LED. Os logos localizados na frente e na traseira são iluminados, dando vida ao carro. Por fim, a referência à bandeira da França nos retrovisores externos destaca o “toque francês” do veículo.

Orgulhosa de suas raízes, a Renault se volta para um futuro em que o carro elétrico é essencial e popular, com o Novo Renault 5 dando continuidade à história deste modelo mítico.

Texto e fotos: Sala de Imprensa – Renault


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