Estande de 820 m² da Renault no evento francês é totalmente dedicado a esse representativo modelo lançado em 1972, com 12 exemplares de várias versões. Comemoração durará o ano todo
Durante todo o ano de 2022, a Renault vai comemorar os 50 anos do Renault 5, um importante aniversário do modelo que marcou a marca, a empresa e até mesmo sua época.
O estande da Renault no Retromobile 2022 — que acontece em Paris, de 16 a 20 de março — é uma homenagem a este carro mítico, sendo totalmente dedicado a ele. A planta do espaço remete ao formato do logo do aniversário dos 50 anos do R5.
Em 820 m², os visitantes podem conhecer doze versões históricas do Renault 5, modelos de época da coleção Renault Classic escolhidos a dedo para retratar a história do Renault 5. Da versão “L” de 1972 ao seu descendente de 1990, o Supercinq Baccara.
As provas do automobilismo esportivo sempre fizeram parte da história da Renault e o Renault 5 não é exceção. Suas versões esportivas e de competição contribuíram para que ele atingisse o status de ícone e alguns destes modelos míticos estão em exposição.
Elétricos do passado e do futuro
Como um diálogo entre o passado e o futuro, o novo Renault 5 Prototype está em exposição no estande, na frente do Renault 5 elétrico, de 1974. Pela primeira vez na França, será uma oportunidade para conhecer o futuro modelo elétrico essencial e popular da Renault.
“É muito bacana comemorar o 50º aniversário do emblemático Renault 5 com os apaixonados, fãs, jornalistas, parceiros e clubes no Retromobile, um dos salões de carros antigos mais famosos da Europa. No estande da Renault, os visitantes poderão redescobrir a história do modelo e ter uma ideia de como será o futuro da marca, com o Renault 5 Prototype”, explica Hugues Portron, diretor da Renault Classic.
Renault 5, um ícone pop
A Renault está à frente do seu tempo. Quando ousou criar o Renault 5, a marca atendia as necessidades da sociedade na época. Em 1972, o Renault 5 era definitivamente avançado para os padrões da indústria automotiva.
Concebido como um “carro versátil”, tanto para uso urbano como para viajar, o Renault 5 conquistou todas as categorias de compradores, com seu visual arredondado e suas formas suaves. A prática porta traseira e seus inovadores para-choques feitos de material plástico permitiram conquistar uma nova clientela, principalmente as mulheres e os jovens, que gostavam do apelo lúdico do modelo. Ele virou rapidamente um sucesso, tanto por seu estilo como pelo prazer de dirigir que proporcionava.
Destaques dos classificados
Foi lançado em duas versões: o “L” equipado com motor de 782 cm3 e depois 845 cm3 e o “TL”, com motor de 956 cm3, adequado a um uso mais versátil. E foi produzido principalmente na França, Espanha e Bélgica, tendo sido montado em vários países como Irã, México, Tunísia, Portugal e África do Sul. Mais de 5,5 milhões de unidades foram vendidas, de 1972 a 1985, em 5 continentes (quase nove milhões de unidades em vinte anos de carreira se incluirmos o Supercinq, seu sucessor).
Prova deste sucesso é que durante o ano de 1980 ele foi o 2º carro mais vendido no mundo. Na França, ele se manteve como o carro mais vendido durante uma década, de 1974 a 1983.
Carros expostos no estande
A história do Renault 5 (e seu descendente Supercinq) é retratada no estande por meio de 12 modelos de época. Pela primeira vez na França, o Renault 5 Prototype também é exposto ao público:
- Renault 5 TL (um laranja e um verde)
- Renault 5 L (amarelo)
- Renault 5 superproduction (exemplar único)
- Renault 5 Alpine
- Renault 5 Le Car Van
- Renault 5 Turbo
- Renault 5 GTL
- Renault 5 elétrico
- Renault 5 Police
- Renault Supercinq GT Turbo
- Renault Supercinq Baccara
- Renault 5 Prototype
Renault 5 Superproduction
Este Renault 5 é um exemplar único que assume o nome “Superproduction” de pleno direito. Desenvolvido para as corridas, em 1987, ele era motorizado por um bloco de 4 cilindros turbo, de 370 cavalos.
Renault 5 Alpine
Em 1976, a Renault apresentou um verdadeiro carro esportivo: o Renault 5 Alpine. Aliando elegância e esportividade, este modelo foi concebido e produzido na fábrica da Alpine de Dieppe, na França.
Do lado de dentro, ele é basicamente um TS. Mas o exterior se destacava por seu spoiler integrado ao para-choque e os recortes que integravam faróis de longo alcance, as rodas do Renault 17 Gordini, além da adesivagem “A5” nas partes laterais e na frente.
Equipado com um motor de TS totalmente retrabalhado (com uma cilindrada de até 1.397 cm³ e uma caixa de câmbio de 5 velocidades), ele era direcionado a um uso particular e comercializado a um preço competitivo.
Renault 5 Le Car Van
Especializada na produção de modelos de nicho, o encarroçador Heuliez comercializou uma série limitada “Le Car Van” a partir de janeiro de 1979. Baseado no Renault 5 TS, este veículo correspondia a uma versão de 2 lugares, cujos vidros laterais traseiros foram substituídos por um painel de poliéster injetado com janela colorida e moldura de alumínio. Com acabamento externo em laca preta e interior capitonê com carpete vermelho, ele se destacava também por suas inscrições em destaque na parte inferior da carroceria e no capô, bem como pelas faixas pintadas com as cores do arco-íris. A produção terminou em 1983, com um total de aproximadamente 450 unidades.
Renault 5 Turbo
No fim dos anos 1970, A Renault não se contentava em ambicionar a vitória nas 24 Horas de Le Mans ou na Fórmula 1 – a marca também desejava participar de ralis com os motores turbo.
Imaginado por Jean Terramorsi e desenhado por Yves Legal, o Renault 5 Turbo foi desenvolvido especialmente para competir em ralis. A primeira maquete foi apresentada no Salão do Automóvel de Paris, em 1978, com uma homologação obrigatória de 400 unidades.
Renault 5 GTL
O Renault 5 GTL se destacava por suas faixas de proteção laterais de plástico como prolongamento dos para-choques, rodas estilosas e faróis de ré. Em 1978, ele adotou vidros traseiros que podiam ser abertos, como o 5 TS. O 5 GTL se tornou o modelo mais vendido da família R5.
Renault 5 elétrico
O primeiro Renault 5 elétrico foi apresentado no início de 1972 em parceria com a EDF, tendo sido produzidos aproximadamente cem exemplares.
Renault Supercinq GT Turbo
O GT Turbo foi apresentado em janeiro de 1985, quatro meses apenas após o lançamento do Supercinq. A motorização escolhida foi o confiável 4 cilindros com bloco fundido de 1.400 cm3, mas equipado com um turbo Garrett T2. Graças a este elemento, a potência entregue era de 115 cv e as acelerações excelentes.
Ele se tornou o rei das pistas na “Copa R5 GT”, fazendo também uma belíssima carreira em rali, no Campeonato Francês e até mesmo no Campeonato Mundial. Foram produzidas 160.000 unidades.
Renault Supercinq Baccara
Baccara é um Renault Supercinq bastante sofisticado, com bancos e volante revestidos com couro, carpete espesso no piso e recobrindo todo o porta-malas. Os comandos elétricos dos vidros dianteiros e o travamento centralizado das portas com comando à distância faziam parte dos equipamentos de série.
Renault 5 Prototype
No estande, 50 anos separam os dois Renault 5 elétricos: o modelo do passado (1974) e o do futuro (2024). Com seu visual amarelo totalmente “pop”, o Renault 5 Prototype será exposto ao público pela primeira vez na França.
O Renault 5 Prototype demonstra a ambição da Renault de democratizar o carro elétrico, com um modelo que será comercializado em 2024.
Os elementos de estilo inspirados no R5 original não são apenas referências. Reinterpretados, eles dissimulam funções modernas, como a entrada de ar do capô que esconde a portinhola de recarga, os faróis traseiros que integram defletores aerodinâmicos e os faróis de neblina no para-choque, que foram substituídos por faróis de rodagem diurna de LED. Os logos localizados na frente e na traseira são iluminados, dando vida ao carro. Por fim, a referência à bandeira da França nos retrovisores externos destaca o “toque francês” do veículo.
Orgulhosa de suas raízes, a Renault se volta para um futuro em que o carro elétrico é essencial e popular, com o Novo Renault 5 dando continuidade à história deste modelo mítico.
Texto e fotos: Sala de Imprensa – Renault
Veja também
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!