Chevrolets em frente e verso
Esse mês destacamos a querida marca norte-americana da “gravatinha”. Mas não somente ela, é claro
Uma feliz coincidência fez com que fossem reunidos no Encontro de Carros Antigos da Fundação Santo André de abril (10), um número significativo de Chevrolets, de modelos muito prestigiados, principalmente das décadas de 1950 e 60.
Mas antes que os entusiastas de outras marcas reclamem, vamos falar de algumas delas também.
Não é todo dia que se pode encontrar em um mesmo evento três exemplares do icônico Chevrolet 1957. O original vermelho, é um Bel Air Sedan. Os dois “streets”, salvo engano, do modelo 210, sedans de duas e quatro portas.
De quebra, outro bem marcante: o Bel Air Sedan 1958, ano em que o modelo perdeu o status de top de linha da Chevrolet para o Impala, que chegava como uma versão especial do próprio Bel Air e que no ano seguinte se transformou em modelo separado. Desse de 1959 não tivemos nenhum, mas o espaço foi ocupado por um não menos sensacional Impala Sport Coupê de 1960.
Mas ainda não acabou: a mostra Chevrolet teve ainda carros norte-americanos originais e modificados, fabricados em 1950, 1951 e 1954, além do esportivo Camaro SS 1968.
Entre os Chevys brasileiros, uma Caravan 1989 configurada como ambulância; um Opala Diplomata SE 1991, das últimas fornadas desse queridinho nacional; uma picape C10 “street” e uma quase irreconhecível D20 do final dos anos 1980 em versão “monster off-road”, com direito até a cabeça de boi como “abre-alas”.
Outros destaques
Mas, no quesito “carros bacanas/raros/interessantes” essa edição do encontro organizado pelo Antigos Auto Clube de SP obviamente não se limitou apenas aos Chevrolets. Veja alguns:
Dodge Coronet Sedan 2 portas – modelo que guarda semelhanças com o famoso Plymouth Fury do mesmo ano, imortalizado no fatal “Christine” do cinema, filme que aliás terá uma nova versão, já em produção. A similaridade entre os dois modelos não é por acaso, já que compartilham o mesmo DNA Chrysler.
Destaques dos classificados
Dodge Charger R/T 1975 – Outro Dodge, dessa vez tupiniquim. Nossa versão do Charger, exclusiva, não deixa nada a desejar para o original norte-americano. Não à toa é um dos mais cobiçados e valorizados clássicos feitos aqui.
Engesa 4 1988 – Esse valente jipe 4X4 brasileiro tem desempenho muito elogiado pelo fãs do segmento. Foi fabricado de 1984 a 1993 por essa empresa que era especializada em veículos militares e fora-de-estrada. O motor é o 4 cilindros do Chevrolet Opala e uma versão movida a diesel, com motor Perkins foi lançada em 1988. Não sabemos se é o caso desse exemplar.
Mercedes-Benz 300 GD 1986 – Outro 4X4, dessa vez um Sport Utility MB. Com seu estilo quadradão que se mantém até hoje, esse utilitário nasceu como veículo militar, por sugestão do Xá Reza Pahlevi, que governou o Irã até a Revolução Islâmica de 1979. O 300 GD é fabricado para a Mercedes-Benz pela austríaca Magna Steyr, a maior fabricante terceirizada de automóveis do mundo, já tendo prestado serviço também para marcas como BMW, Jaguar e Toyota.
Yamaha Midnight Star 950 2011 – Genial a ideia de personalizar essa moto custom japonesa como o tema Chevrolet Bel Air 1956 (olha ele aí de novo!). Sem muito o que dizer, apenas admirar essa grande sacada.
Simca Chambord 1965 – Essa versão conversível nunca esteve disponível, o que é uma pena. Esse exemplar de modificações muito bem executadas tem, além da capota de lona, bancos dianteiros separados, cambio no assoalho, painel personalizado e console central combinando.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
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