A primeira edição a gente nunca esquece
Dois destaques foram os carros que pertenceram a antigos prefeitos da cidade. Evento que aconteceu no último final de semana na Esplanada do Paço Municipal, agitou a cidade do ABC Paulista
O Primeiro Classics Cars aconteceu nos dias 28 e 29 de maio — sábado e domingo — na Esplanada do Paço Municipal de São Bernardo do Campo. O mais novo evento do ABC Paulista começou de fato com o “pé direito”, com pátio cheio e muitos veículos antigos de alta qualidade — seja pela conservação, seja pela raridade dos modelos. Carros, picapes, motos, caminhões e ônibus… de tudo um pouco para a alegria dos aficionados, como mostram as fotos de nosso amigo e colaborador Odair Ferraz.
Vamos falar sobre alguns destaques?
Foi boa a participação dos Opalas
Opalas – Para começar, o modelo que é um dos que mais arrebata fãs de carros antigos brasileiros. O Primeiro Classics Cars teve uma boa quantidade de Chevrolets Opala, como essa station wagon Caravan Diplomata, possivelmente fabricada em 1991 e que aparece em primeiro plano.
Foras-de-série nacionais — Boa participação desses esportivos dos anos 1960 e 1970, dos quais destacamos três modelos raros. O Bianco S é uma criação de mestre Toni Bianco, sendo uma versão “de rua” do Furia, carro de corrida também projetado por Bianco, com mecânica Alfa Romeo.
Já o Brasinca 4200 GT (depois rebatizado de Uiraupuru), foi lançado em 1964 e tinha a mesma mecânica 6 cilindros da picape Chevrolet, mas com três carburadores ingleses.
Mas antes desses dois, nascia em 1967 o Puma, cuja primeira versão era um aperfeiçoamento do GT Malzoni e contava com mecânica DKW de três cilindros, instalada na dianteira.
DKW – A linha DKW-Vemag apareceu completa (exceto as versões populares, como a Pracinha), com dois sedans Belcar, duas peruas Vemaguet, dois Jipes Candango e ainda um raro Fissore, o sedã de “três volumes” projetado na Itália.
Pontiac Firebird 1979 — O esportivo americano que tem como principal característica o pássaro pintado no capô, se notabilizou ainda mais no cinema — primeiro com o filme “Smokey and the Bandit” estrelado pelo galã Burt Reynolds — e depois na TV — na série que aqui ganhou o título de “A Super Máquina”.
Ônibus – O busólogos de plantão certamente curtiram o Mercedes-Benz O-321 1968. Lançado ainda nos anos 1950, esse modelo representou uma revolução no segmento, já que ele já nascia como ônibus — com estrutura monobloco (sem usar chassi de caminhão). Outra novidade foi o motor traseiro.
Caminhões “bicudos” — parece até que os proprietários de antigos caminhões no estilo “bicudo” da velha guarda combinaram de se encontrar no Primeiro Classics Cars. Teve o norte-americano International KB7; alguns exemplares do Scania 111S, com sua típica cor laranja e apelidado de “jacaré”, por razões óbvias; e um Mercedes-Benz L-312 1956.
Destaques dos classificados
Fuscas – Entre os Volkswagens os destaques ficam por conta do 1600S “Bizorrão” 1975, uma versão com ares esportivos bem rara atualmente: o alemão “Oval” preto, versão fabricada de 1953 a 1957; e o 1200 1959 com diversos acessórios de época. Neste ano a VW já fabricava Fuscas genuinamente brasileiros. Mas esse nos parece ser alemão, pelo emblema e pelo parachoque de lâmina única, sem os “poleiros”.
Carros dos Prefeitos — para encerrar, as duas belezuras que aparecem na nossa foto principal. Ambos pertenceram a ex-prefeitos de São Bernardo do Campo. O norte-americano Dodge Kingsway 1953 pertenceu a Lauro Gomes, que governou a cidade de 1952 a 1954. Atualmente o carro pertence ao acervo da Prefeitura. Já o Willys Gordini 1967 foi de Aldino Pinnoti, que sucedeu Gomes e foi Prefeito duas vezes. Hoje o carro está nas mãos de um colecionador particular.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
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