Chevrolet ou Ford?
Na edição de julho, um bom número de exemplares das duas marcas rivais de origem norte-americana, com modelos importados e nacionais
Ontem, 17 de julho, foi dia de mais uma edição do Encontro Mensal de Veículos Antigos Mooca Plaza Shopping. É um evento que sempre vale muito à pena uma visita, seja pela quantidade, seja pela qualidade dos carros antigos participantes.
Dessa vez foram mais de 300 veículos e nos chamou a atenção o grande número de modelos mais modernos, fabricados na década de 1990 e até já no atual milênio, caso do SUV Toyota FJ Cruiser 2008, cujo visual entrega o DNA da antiga Land Cruiser FJ 40, que aqui no Brasil foi rebatizada de Toyota Bandeirante, pau-pra-toda-obra, que pela robustez é vista até hoje trabalhando em nossas ruas.
Um pouco mais antigo, outro japonês, o sedan Honda Accord 1991, que exibindo suas novas placas pretas padrão Mercosul, nos faz perceber como o tempo tem passado depressa: parece que foi ontem que esses importados começaram a chegar ao Brasil, ainda na chamada “era Collor”.
Chevrolets e Fords
Focando nos mais antiguinhos, o 38º Encontro Mensal de Veículos Antigos Mooca Plaza Shopping foi bem generoso em modelos Chevrolet, tanto importados, quanto brasileiros. Master de Luxe, dos anos 1940; Styleline e Belair, dos anos 1950; Impalas e Camaro, da década de 1960. Entre os nacionais vários Opalas da última fase, incluindo uma limusine, e alguns de fases anteriores também; diversos Kadetts, Omegas e até Astras, que já começam a despontar nosd eventos de antigomobilismo.
A eterna concorrente Ford também se fez representar com brasileiros como Maverick, Corcel, picapes F100 e Escort XR3. Entre os norte-americanos os incomparáveis Modelo A — fabricados entre 1928 e 1931 — a picape F1 1951 street rod e um belo Fairlane Sedan 1955.
Gostamos também do trio de Dodges brasileiros da segunda fase, com dois Maguns e um Le Baron. Esse modelos foram fabricados apenas de 1979 a 1981, quando a Chrysler do Brasil encerrou suas atividades, depois de ser vendida para a Volkswagen.
Triumph Spitfire
E que demais esse Triumph Spitfire 1963. O gracioso conversível britânico foi produzido entre 1962 a 1980 em cinco fases. E esse lindo azul presente ao evento é, portanto, da primeira, a Mark I, que teve produção de cerca de 45 mil unidades. Quantos será que restam hoje?
Destaques dos classificados
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
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