Feras em extinção
Com a ascensão dos elétricos, fim dos MOPARs como conhecemos hoje é iminente. Então, é tempo de curtir esses autênticos ‘musculosos’ clássicos
Dodge, Plymouth, Chrysler… a “família” MOPAR está sempre entre as mais lembradas, tanto pelos entusiastas dos muscle cars mais clássicos — produzidos nos anos 1960 e 70 — quanto pelos modernos. Falando em modernidade, já foi anunciada a aposentadoria desses míticos motores V8, que darão lugar à eletrificação. Mas a Stellantis promete preservar seu ronco! Semana passada foi apresentado o conceito elétrico Dodge Daytona STR EV, que simula o som que é música para os ouvidos dos fãs do segmento. Sinal dos tempos!
Então, num futuro próximo, MOPAR de verdade só poderemos admirar em eventos como o 18º MOPAR Nationals, que aconteceu em Águas de Lindóia, no último final de semana — 26 a 28 de agosto.
Nessa edição foi expressiva a presença de nossos Dodges brasileiros — fabricados entre 1969 e 1982 — sendo o esportivo Charger R/T o preferido da maioria, como esses dois em primeiro plano de nossa foto principal. E ainda Dart, Magnum, Le Baron e os compactos 1.800/Polara que, baseados em um carro inglês e equipados motores de quatro cilindros, são sempre motivo de polêmica: podem ser ou não considerados MOPARs pelo simples fato de serem Dodges?
O Plymouth De Luxe Conversível 1934 foi um dos mais antigos participantes. De Campos dos Goytacazes, o jovem colecionador Fabrício Pessanha também levou seu Plymouth: esse bem mais moderno e poderoso: o Barracuda 1970 de cor púrpura, equipado com o V8 440 Six Pack.
A Fargo de utilitários foi representada por essa formosa picape 1953. Fabricando modelos similares à Dodge, essa marca que também pertenceu ao grupo Chrysler foi extinta em 1978.
Entre outros autênticos “musculosos”, Dodge Coronet R/T 1970, Dodge Charger Rally 440 1974 e Plymouth Superbird 1970 — um dos dois únicos exemplares em solo brasileiro.
Já os potentes norte-americanos, mas de perfil mais familiar, as station wagons Chrysler Newport 1966, e Town e Country 1971; e o coupê Dodge Monaco 1972.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
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