Repórter Maxicar

Conceito Mercury XM Turnpike Cruiser 1956 acaba de ser restaurado

Mercury XM Turnpike Cruiser

‘Dream Car’ de sucesso foi renegado pela Ford, abandonado ao relento e depois vendido por apenas US$ 300. Restauração teve início em 2018

Foi batizado de XM Turnpike Cruiser esse incrível carro-conceito futurista apresentado pela Mercury — a divisão intermediária da Ford — em 1956. Fabricado sob encomenda na Itália pela Ghia a um custo de US$ 80 mil — uma verdadeira fortuna na época — tinha muitos detalhes mirabolantes e outros até bem interessantes.

Mercury XM Turnpike Cruiser: nave sobre rodas

Mercury XM Turnpike Cruiser

Na foto de época, todo o futurismo e estravagância do dream car Mercury XM Turnpike Cruiser


Com design inspirado no que seriam as naves espaciais no futuro, o parachoque dianteiro era dividido em duas partes, cada uma ornada com duas ogivas. Os paralamas traseiros possuíam fundos sulcos que terminavam nas grandes lanternas traseiras inclinadas. Os escapamentos eram duplos e as ponteiras cromadas saiam dos paralamas também. Com grande área envidraçada, parte do teto de vidro se levantava ou abaixava automaticamente, de acordo com o movimento da porta, facilitando o acesso.

Os faróis se apagavam após 30 segundos do desligamento do motor e o painel (fantástico!) era estofado. Dois recursos até então inéditos e amplamente utilizados hoje. O câmbio automático era acionado por botões no painel e os bancos de couro reclináveis eram individuais para quatro ocupantes.

Percorreu os EUA


O Mercury XM Turnpike Cruiser foi apresentado no Detroit Auto Show e depois percorreu os Estados Unidos sobre um caminhão plataforma construído especialmente para ele, que era todo fechado e com vidros nas laterais, que se abriam, o transformando num palco. Foi exibido em feiras, exposições e concessionárias Lincoln-Mercury.

O Turnpike Cruiser 1957 não teve aquele ‘boom’ de vendas e hoje é raro


Baseado no XM, a Mercury lançou o Turnpike Cruiser convencional — sem a sigla “XM”, de Experimental Mercury —, que incorporava alguns detalhes do conceito, como as lanternas traseiras inclinadas, só que menores. O carro não foi um sucesso comercial, vendendo apenas cerca de 16 mil unidades em 1957.

Depois do sucesso, o abandono


Assim, o Mercury XM Turnpike Cruiser foi estigmatizado pelo grupo Ford, passando de “Dream Car” a carro maldito. Foi estacionado ao relento em um pátio atrás dos escritórios da Divisão Lincoln-Mercury e por lá ficou durante dois anos. Os chefões da Ford decidiram então vende-lo em 1958 para o prestador de serviços Jim White, que pagou por ele apenas US$ 300. Por incrível que pareça, o carro permaneceu estacionado ao ar livre por mais de uma década, sem nenhuma segurança ou cuidado. Além de ficar naturalmente em estado lastimável pela ação do tempo, foi todo depenado.

A restauração


Depois de passar por diversas mãos pouco cuidadosas, o Mercury XM Turnpike Cruiser foi comprado em 2017 pelo colecionador e restaurador Tom Maruska, do estado de Minessota. Mesmo estando nesse estado deplorável, Tom viu o potencial comercial desse exemplar único e pagou por ele US$ 100 mil. É que ele compra e restaura modelos raros com o objetivo de revender. Já salvou o Ford Thunderbird Italien 1963 (vendido em leilão por US$ 660 mil) e outro Mercury, o XM-800 de 1954.

A restauração teve início em Julho de 2018 e muitos componentes tiveram que ser fabricadas, já que, exceto pela mecânica, obviamente peças de reposição não existem no mercado. Caso de lataria, detalhes de acabamento, interior… Algumas foram criadas somente a partir de fotos da época.

Todo o processo de restauração foi publicado nesse site — de visual antigo e um pouco confuso. Mas se você quiser ver muitas fotos do carro pronto, em melhor resolução, aconselhamos visitar essa galeria.

O Mercury XM Turnpike Cruiser é de fato uma verdadeira maravilha!

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: de época e Tom Maruska’s Restoration


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