Veículos do modelo 900 Pumper fabricados nos EUA pertencem ao Corpo de Bombeiros de MG desde novos. Hoje são usados em desfiles e outros eventos
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais mantém em sua frota em Belo Horizonte dois caminhões norte-americanos American LaFrance 900 Pumper, fabricados em 1959. Um deles foi uma das atrações do 8º Encontro de carros de Cachoeira do Campo — distrito de Ouro Preto, MG — que aconteceu nos dias 03 e 04 de setembro.
Os clássicos American LaFrance
Propaganda do American LaFrance 900 Pumper
Os American LaFrance estão entre os maiores clássicos entre os caminhões de bombeiros e têm sido preservados em diversas cidades dos EUA e Canadá, sendo visto com frequência em desfiles e paradas.
A Série 900 foi lançada em 1958 em diversas configurações, com cabines abertas (como a dupla de MG) ou fechada. Havia ainda a opção de cabine dupla. A Série 900 foi fabricada até 1974.
Inicialmente o motor era o 6 cilindros a gasolina de 262hp. É ele que aciona também a bomba d’agua, que fica armazenado em um tanque de 1.150 litros. No decorrer da década de 1960, um motor a diesel também passou a ser oferecido.
Carro de bombeiros da infância
Morador de Belo Horizonte, o Desembargador Milton Thibau lembra dos caminhões American La France em ação:
— Há mais de 60 anos esse caminhão vive no meu imaginário porque quando criança eu o via desfilando na Avenida Afonso Pena. Minha avó morava perto da corporação e eu sempre o via descendo a rua para a execução de algum trabalho. Mesmo depois de “aposentado” ele continuou cumprindo uma missão cívica importante — recordou Milton.
De fato: transportaram a Seleção Brasileira de Futebol, quando foi tri-campeã no Copa do Mundo de 1970; levaram os corpos dos Presidentes da República Tancredo Neves (1985) e Itamar Franco (2011); transportaram o corpo do ex-vice-Presidente José de Alencar (2014).
Destaques dos classificados
A história American LaFrance
A história da American Lafrance começou em 1873, em Elmira – Nova York. Desde a fundação se dedicou à fabricação de equipamentos de combate a incêndios. Seu primeiro “carro de bombeiros” foi fabricado no final do século XIX. Era uma carroça puxada a cavalos e equipamentos a vapor. Em 1907 fabricou seu primeiro veículo motorizado, também movido a vapor. A partir de então se tornou uma das principais empresas do segmento da América do Norte.
A partir de 1985 a American LaFrance passou por altos e baixos. Fechou sua centenária fábrica de Elmira e mudou-se duas vezes. Passou a operar de modo bem mais modesto até 1994. Depois passou a pertencer ao grupo Dailmer AG, encerrando suas atividades em 2014.
Museu
O maior acervo do mundo em equipamentos de combate a incêndios American LaFrance pertence ao North Charleston Fire Museum and Educational Center, que fica na Carolina do Sul.
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!