Ela foi fabricada apenas entre 1950 e 1955. Essa serviu à brigada de incêndio de uma fábrica de papel por 60 anos!
A primeiras VW Kombi — fabricadas entre 1950 e o início de 1955 — receberam o apelido de “Barndoor”, que em Português significa algo como “porteira ou porta de celeiro”. É que sua principal característica é a tampa maior do cofre do motor, não havendo uma porta de acesso ao interior na traseira, como nas fabricadas posteriormente.
O estepe fica guardado junto com o motor. Nas primeiras unidades, em pé, preso do lado direito. Depois sobre ele, em uma espécie de prateleira.
Não há aquele sistema de ventilação sobre o parabrisa e não existem também lanternas dianteiras (no lugar delas as famosas “bananinhas”). Além disso, as unidades da VW Kombi Barndoor fabricadas até 1953 não possuem o parachoque traseiro.
Na Alemanha, uma VW Kombi Barndoor de bombeiros
Essa preciosidade que encontramos a venda no Facebook por uma empresa especializada em Volkswagens clássicos da Alemanha, foi produzida em 1953. O formoso furgão vermelho original de fábrica serviu à brigada de incêndio de uma fábrica de papéis por nada menos que 60 anos. É equipada com bomba d’água e mangueiras, e rodava apenas nas dependências da fábrica. Então, provavelmente a quilometragem marcada no odômetro de 9.993 km rodados seja de fato autêntica.
Apesar do estilo vintage da carretinha que a acompanha, ela não é tão antiga quanto a Kombi.
Quanto vale essa Kombi Barndoor?
De acordo com o vendedor, ela está em muito boas condições e o único ponto de ferrugem encontra-se próximo à porta do salão, devido a vazamentos de água da bomba. Desde 2013, pertence a um colecionador alemão e tem chassi nº 20-031869.
O valor pedido é de 86.500 Euros, o equivalente a R$ 460 mil. É caro, sem dúvida! Mas já vimos Kombis bem mais modernas que essa — e restauradas — serem vendidas por valores iguais e até maiores do que esse em leilões no EUA e na Europa.
Deixe seu comentário!