Curiosidades

Empresa francesa fabrica réplicas elétricas dos icônicos Citroën Méhari e 2CV

Citroën Mehari 2CV

Depois de lançar a réplica 100% elétrica do jipinho Citröen Méhari, a empresa francesa MLT Automotive já trabalha no lançamento do Citröen 2CV

O Citroën Méhari original

Produzido de 1968 a 1987, o Méhari era um veículo de lazer cidade/campo. Sua grande inovação foi a própria carroceria: 100% em plástico ABS já colorido. Ou seja, dispensava pintura e era a prova de arranhões ou outros pequenos acidentes. Além da óbvia vantagem de não enferrujar, podia ser lavado por dentro.

A versão elétrica

Seguindo o mesmo conceito do original, o moderno Citroën Méhari elétrico também possui carroceria em plástico ABS e está disponível em três versões — de duas ou três portas e picape — e na mesma paleta de sete cores do original.

É equipado com baterias Lithium Iron Phosphate, que, segundo a MLT Automotive, dá a ele uma autonomia de 148km. Sua velocidade máxima é de 90km/h, com custo de apenas € 15 por 1.000 quilômetros rodados.

A direção é eletro-hidráulica, painel digital, rádio bluetooth a prova d’água, assoalhos em madeira e bancos em tecido lavável. Pode ainda vir equipado com cinco modos de condução, que favorecem o desempenho ou a economia de bateria.

O Citroën 2CV original

Com seu motor de 2 cilindros refrigerado a ar e pesando apenas 500 quilos, o 2CV era diferente de tudo o que já se havia produzido em termos de automóvel até então. Basta olhar para ele. É famosa a história de que foi encomendado aos projetistas um carro barato para o meio rural que pudesse “carregar quatro pessoas e 50 kg de batatas e ser estável o suficiente para transportar com segurança uma embalagem de ovos sem quebrá-los.” Fabricado em outros países além da França, entre 1948 e 1990, vendeu nada menos que 5 milhões de unidades.

A versão elétrica

A versão elétrica do 2CV ainda não está disponível para venda. Mas a MLT Automotive já está aceitando encomendas. O que se sabe é que será produzido com carroceria em metal e terá o estilo do 2CV AZ, dos anos 1950, com teto solar de lona. Pelas fotos disponíveis, nota-se que o 2CV poderá ter o mesmo motor e baterias do Méhari. Nesse caso terá também o mesmo desempenho e autonomia, já que os pesos de ambos são equivalentes.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: MLT Automotive

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados