Repórter Maxicar

Checker Marathon: um dos mais ilustres moradores de Nova York

Checker Marathon

Confiabilidade, espaço e resistência foram as razões do sucesso de um dos mais famosos taxis do mundo de todos os tempos

Dê uma “zapeada” nos canais de sua TV! Pare para assistir a um velho filme americano ambientado em Nova York, principalmente os produzidos entre os anos 1960 e 80. Você certamente verá nas ruas da metrópole, perdida no meio do tráfego, uma enorme quantidade de taxis amarelos.

Estamos falando do Checker Marathon, um sedan estranho com a cara dos anos 1950, mas que não se parece com nenhum automóvel conhecido. Parachoques largos, ao estilo “limpa trilhos”, quatro faróis e uma grande a assustadora grade cromada. Aparência de pura robustez. Nas laterais, faixas pretas quadriculadas e a inscrição “Yellow Cab. Inc.”.

Checker Marathon no cinema e na TV

E não foram mesmo poucos os filmes em que o Checker Marathon foi um coadjuvante de respeito: Taxi Driver, Superman, Forrest Gump, Shaft, O Poderoso Chefão, Crodocillo Dundee, Os Caça-Fantasmas, Quase Famosos, Lovy Story, Fuga de Nova York, Locademia de Polícia… só para citar algumas produções mais famosas, já que a lista é interminável.

Nesse vídeo, ele surge em uma sequência do tipo “siga aquele carro”, de 007 – Viva e Deixe Morrer, de 1973.

Nas séries de TV ele também brilhou: Taxi, The Nanny, Miami Vice, Starsky e Hutch, Kojak, Baretta, O Fugitivo, Mulher Maravilha… Experimente assistir a desenhos animados como Os Simpsons, American Dad ou Uma Família da Pesada. Com um pouco de sorte ele também dará as caras por lá!

Checker Marathon

Em Uma Família da Pesada e Os Simpsons


Não é um legítimo cidadão nova-iorquino. Nasceu na pequenina Kalamazoo, no Michigan, mas desde o início foi adotado por sua população, que sempre solicitava os seus serviços.

O Checker Marathon, foi eleito a melhor ferramenta de trabalho entre os taxistas da “Big Apple” em todos os tempos. Tanto que começou a ser fabricado em 1955 e sua produção se manteve até 1982, sem alterações significativas de estilo ou mecânica.

O começo de tudo

Checker A4 1950


Mas a história da Checker Motors Corporation começa lá atrás, em 1922, quando o russo Morris Markin decidiu criar no estado americano do Michigan uma empresa destinada quase que exclusivamente à produção de veículos para taxis. O sucesso foi imediato. Já em 1929, dos cerca de 21 mil taxis que circulavam pelas avenidas de Nova York, 8.000 eram da Checker. E aos poucos outras grandes capitais americanas, como Chicago, também adotaram os automóveis fabricados pela empresa como os seus preferidos, quando o assunto era veículo de aluguel. Foram diversos modelos, produzidos ao longo de 3 décadas, antes do lançamento do mais famoso: o Marathon.

O sedan utilizava chassi próprio, mas o motor padrão era o confiável Chevrolet de 6 cilindros. Havia como opcional o potente V8, mas este não era muito utilizado, já que o 6 em linha cumpria bem seu objetivo no trânsito urbano. O Câmbio era manual de 3 marchas na coluna de direção, podendo ser também automático a pedido do comprador.

Quatro exemplares perfeitamente preservados


Um automóvel que agradava tanto aos taxistas quanto a seus clientes. O segredo de seu sucesso estava na manutenção simples e barata (o carro bebia pouco para os padrões da época, principalmente antes da crise do petróleo de 1973), era resistente, macio, espaço para passageiros e bagagens.

Em 1973 os pára-choques cromados foram substituídos pelos pesados e quadradões feitos de alumínio. Uma infeliz modificação imposta pela nova legislação de trânsito em vigor nos Estados Unidos.

E chega o fim…

No dia 12 de julho de 1982 saia da linha de montagem o último Checker Marathon. Após 60 anos, a Checker Motors Corporation fechava definitivamente suas portas, devido a uma crise financeira que teve início durante a recessão de 1979 e que se agravou com novas e mais exigentes mudanças nas leis sobre segurança. Ironicamente o derradeiro Marathon a ser produzido não era amarelo e sim verde e bege, pois destinava-se à cidade de Chicago.

Mas este não era ainda o fim da linha para este valente. Ele continuou a ser utilizado durante cerca de 15 anos. O último remanescente se aposentou da ruas somente em 1998.

Virou cult

Como tudo que vira clássico, o Checker Marathon é até hoje o mais cultuado taxi americano de todos os tempos. Já existem diversos clubes especializados no modelo, que organizam eventos temáticos por todo o país.

Na Austrália, uma empresa de aluguel de Checker Marathon para casamentos — inclusive em versão limusine — chamada Checker Cab Wedding Cars promete levar os noivos a um sonho na Nova York dos anos dourados.

Em um casamento na Austrália e em um evento do modelo nos EUA


Texto e edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.