Veículo 4X4 da VW do Brasil foi desenvolvido para licitação do Exército Brasileiro nos anos 1970 e usava chassi e mecânica da Kombi
Kübelwagen e Type 181 “Thing” (“Coisa”). Dois jipinhos desenvolvidos pela Matriz da Volkswagen na Alemanha, baseados no conjunto mecânico do Fusca, com seu bom e velho motor refrigerado ar. O primeiro foi um veículo militar do exército nazista durante a II Guerra Mundial.
O VW Kübelwagen da II Guerra Mundial e o simpático VW Type 181, a “Coisa”
O segundo um bem transado e simpático carrinho lançado em 1969, projetado a princípio também para uso militar, mas que acabou tendo sucesso na versão civil, principalmente na América do Norte. Infelizmente a “Coisa” nunca chegou aqui!
Mas a Volkswagen do Brasil tentou desenvolver algo bem parecido aqui na segunda metade dos anos 1970. Atendia pelo nome de VEMP o projeto de um jipinho militar cujo objetivo era o de participar de uma licitação do Exército Brasileiro. De acordo com o edital, o veículo deveria ter tração 4X4, com grande desenvoltura em terrenos acidentados, capacidade para quatro passageiros e puxar 500 kg de carga através de uma carretinha acoplada. Seu nome era a sigla de “Veículo Militar Protótipo”.
O VEMP tinha carroceria em aço montada sobre o chassi da Kombi, usando também o seu motor 1.600 refrigerado a ar.
VW VEMP: apenas 2 protótipos
Foram desenvolvidos dois protótipos: um 4X4, como mandava a licitação do Exército; e um 4X2. Esse, segundo consta, passou a pertencer ao então presidente da Volkswagen, Wolfgang Sauer, que o teria levado para um sítio. Depois de décadas desaparecido, foi supostamente reencontrado — bastante alterado — em Campinas-SP, conforme reportagem publicada pelo portal UOL em 2020.
O exemplar 4X4 tinha tração traseira, com caixas de redução nas rodas. A tração dianteira era acionada se necessário por uma pequena alavanca ao lado da de câmbio. A suspensão dianteira utilizava barras de torção longitudinais presas diretamente ao chassi.
A Volkswagen acabou não ganhando a licitação e o protótipo 4X4 passou a ser utilizado como veículo de serviço interno da fábrica, carregando peças e componentes. Com o tempo foi sendo descaracterizado: ganhou nova cor, rodas de liga leve e teve a carroceria parcialmente modificada, para atender ao novo uso.
Destaques dos classificados
Há alguns anos, esse VEMP foi totalmente restaurado pela empresa e hoje faz parte do acervo da Garagem Volkswagen. Como havia poucas informações disponíveis sobre o projeto original, quase todo o processo de resteuro foi feito a partir de fotografias de época.
O JEG
Diz a lenda que outro jipinho, o DaCunha JEG, foi baseado no VW VEMP. Ele também tinha carroceria em metal sobre plataforma e mecânica da Kombi e design muito similar. Só não contava com tração 4X4 (uma versão lançada depois, passou a ter esse recurso).
No entanto, uma reportagem do jornal carioca O Globo de 1976 fala sobre ambos, estando o VW VEMP ainda em fase de protótipo (e acabou não saindo dela), enquanto o DaCunha JEG já estava prestes a ser lançado. Quem plagiou quem?
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Acervo Garagem VW e divulgação
Veja também
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!