Há duas décadas no mesmo local
Primeira edição de 2023 contou com a participação de modelos nacionais bastante interessantes e raros
Realizar um encontro de carros antigos por 20 anos por si só já é um grande feito. Imagina conseguir fazer isso sempre no mesmo local! O Antigos Auto Clube de São Paulo conseguiu essa façanha com esse mensal que acontece todo segundo domingo do mês no estacionamento da Fundação Santo André, no ABC Paulista. Os nossos parabéns aos envolvidos!
A primeira edição de 2023 aconteceu dia 08 de janeiro e nosso colaborador Odair Ferraz esteve por lá. Selecionamos alguns modelos interessantes que ele clicou. Os demais você pode conferir na Galeria de Imagens em sua página de eventos no Facebook.
Gurgel Supermini, Engesa 4 e Dodge Dart de Luxo
- Gurgel Supermini 1992 – Começamos por esse pequeno modelo (quase) 100% nacional — parece que o câmbio vinha da Argentina — fabricado até 1995, mas que para os mais velhos parece que foi lançado ontem. E lá se vão 30 anos… e começam a pipocar os primeiros exemplares com placas pretas.
- Engesa 4 1988 – Esse jipão 4X4 é outro orgulho da engenharia nacional. A Engesa era expert no assunto, tradicional fabricante de veículos e outros produtos militares e de um conhecido sistema de tração integral que equipou até caminhões do Exército Brasileiro. Fabricado de 1984 a 1990 (quando a empresa encerrou suas atividades), o Engesa 4 esteve disponível em versões com motores Chevrolet de 4 e 6 cilindros a gasolina (Opala), e a diesel VW (Kombi e Saveiro) e depois Perkins.
- Dodge Dart de Luxo 1974 – Simplesmente magnífico esse coupê nacional cada vez mais raro. A extensão traseira no teto em vinil e o escapamento duplo, emprestados do Charger R/T deram a ele um ar de esportividade na medida certa, embora possivelmente tenha lhe custado alguns pontinhos na vistoria para obtenção da placa preta.
Chevrolet Master de Luxe Coupê e Simca Chambord
- Chevrolet Master de Luxe 1939 – Coisa rara de se ver é um Chevy Coupê como esse em versão ainda original. É que sua traseira avantajada o torna um dos modelos preferidos para projetos de hot rod. Além disso, essa versão do Master de Luxe é rara no Brasil, já que na época a grande maioria dos exemplares que chegaram aqui no regime de CKD era da versão sedan de quatro portas.
- Simca Chambord 1965 – O modelo escolhido para nossa imagem principal, era um dos mais sofisticados automóveis brasileiros de sua época. Esse exemplar é equipado com o famoso motor Tufão, que deu um pouco mais de potência a seu ultrapassado V8. No ano seguinte seria lançado o ainda mais potente Emisul.
DKW Belcar e VW Fusca 1200
- DKW-Vemag Belcar – A placa vermelha do padrão antigo — com duas letras e quatro números — se não for “fake”, indica que de fato esse sedanzinho trabalhou muito como taxi nas ruas da Capital Paulista. O modelo era um dos preferidos dos “motoristas de praça” paulistanos. As portas “De-Xá-Vê”, os frisos verticais na tampa da mala e o modelo de parachoques indicam que foi fabricado nos primeiros anos; e a aparência, de que talvez nunca tenha sido restaurado. Autêntico testemunho de uma época.
- VW Fusca 1200 1963 – Pela cor dos estribos, tudo indica que esse exemplar “azul pastel” seja daquela versão monocromática raríssima, que tem volante, botões, manoplas e outros detalhes combinando com a cor da carroceria. Chama a atenção também a quantidade de “acessórios de época”: faróis de milha, proteção nos faróis, calotas envolventes, farol lateral “caça-mulata”… e uma haste presa ao paralama dianteiro direito, que não temos a menor ideia do que seja! Cartas para a redação.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
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