Clássicos em video

O extinto FNM Isotta Fraschini

Lançado em 1949, ele foi o primeiro modelo da estatal e teve produção de apenas 200 unidades. Hoje não se conhece nenhum exemplar sobrevivente

A estatal Fábrica Nacional de Motores — FNM, ou popularmente Fê-Nê-Mê — ficou famosa a partir dos anos 1950 com a fabricação dos caminhões que dominaram as estradas brasileiras, em parceria com a italiana Alfa Romeo. Depois se aventurou (também com sucesso) na produção de automóveis, com o lançamento do FNM 2000 JK, em 1960.

Mas um fato bem pouco conhecido, é que antes da Alfa Romeo, a FNM fez parceria com outra marca italiana Isotta Fraschini. Escolha errada, já que a empresa já estava em situação pré-falimentar.

O FNM Isotta Fraschini

Foi lançado então o caminhão FNM D-7300 em 1949, que era o mesmo Isotta Fraschini D-80 italiano. Seu índice de nacionalização era baixíssimo. Praticamente apenas montado aqui. Pouco depois de firmada a parceria, a Isotta Fraschini faliu e a FNM foi atrás de outro parceiro comercial, optando agora pela Alfa Romeo.

Segundo consta, foram fabricados somente 200 desses caminhões FNM pioneiros. Hoje, infelizmente não se tem notícias de nenhum exemplar sobrevivente. Um pedaço da história dos primórdios da indústria automobilística brasileira que se perdeu para sempre!

Quem conta essa história em detalhes é Sérgio Kaskanlian no video acima, do ótimo Canal Planeta Caminhão, do Youtube.

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.