Para esse marco histórico, o Centro Stile Alfa Romeo apresenta o logotipo comemorativo, se será usado em eventos ao longo do ano
A Alfa Romeo anunciou o início oficial das celebrações do 100º aniversário do lendário símbolo do Quadrifoglio. Para a ocasião a marca revelou o logotipo a ser usado em eventos e outras atividades de comunicação ao longo deste ano.
No dia 25 de junho, como parte das celebrações do aniversário da marca, terá lugar o “Quadrifoglio Day”, seguido da conferência “Backstage” que contará com um desfile e flashmob que será aberto a todos os clubes Alfa Romeo. O evento acontecerá no Museu Histórico da Alfa Romeo em Arese, Itália.
Quadrifoglio: um símbolo da esportividade Alfa Romeo desde 1923
O Quadrifoglio Alfa Romeo foi usado pela primeira vez em 1923 no RL “Corsa” do piloto Ugo Sivocci
A procura constante da excelência aplicada primeiro às corridas e depois transferida para os automóveis de produção: esta, em resumo, é a filosofia Alfa Romeo enraizada no Quadrifoglio, o lendário símbolo que identificou as criações Alfa Romeo de maior performance, não só as utilizadas nas pistas de todo o mundo, mas também em alguns modelos especiais de produção, desde 1923.
O primeiro automóvel Alfa Romeo adornado com o Quadrifoglio foi o RL “Corsa” do piloto Ugo Sivocci, vencedor da 14ª edição da Targa Florio em 1923. E o mesmo símbolo de boa sorte foi destacado no “P2” de Brilli Peri quando ganhou o primeiro “World Car Racing Championship” em Monza, em 1925, o primeiro dos cinco títulos mundiais conquistados pela Alfa Romeo.
Em 1950 e 1951, Giuseppe “Nino” Farina e Juan Manuel Fangio conduziram os Alfa Romeo 158 e 159, o icônico “Alfetta”, à vitória nos dois primeiros Campeonatos do Mundo de Fórmula 1. Depois, nos anos 1960, o Quadrifoglio distingue a versão “ready-to-race” do Giulia, o TI Super, juntando-se, depois, ao logótipo do triângulo azul da Autodelta durante várias décadas: desde o GTA ao 33, até aos dois Campeonatos do Mundo do 33 TT 12 (1975) e do 33 SC 12 (1977).
Alfa Romeo Giulia Ti Super
A atividade da Alfa Romeo no mundo das corridas continuou nos anos 1980 quando, após o seu regresso à F1, voltou a triunfar nas corridas de automóveis de turismo (com o GTV 6 2.5), seguido do triunfo no campeonato DTM com o 155 V6 Ti em 1993 e da longa série de vitórias do 156 Superturismo (1998-2004).
Destaques dos classificados
Modelos de produção
Os automóveis de produção da Alfa Romeo também apresentavam o Quadrifoglio, em particular os modelos de elevada performance fabricados entre os anos 1960 e 1980. Alguns exibiam o símbolo na carroceria, sem qualquer menção no nome oficial – como o Giulia Sprint GT Veloce ou o 1750 GT Veloce – enquanto outros, a partir dos anos 1980, tinham o Quadrifoglio no seu nome oficial, como as várias versões do 33 Quadrifoglio Verde (QV) ou o 164 Quadrifoglio Verde. Vale também a pena mencionar que, entre os anos 1970 e 80, o Quadrifoglio também evoluiu e esteve disponível em duas versões: “Verde” para veículos mais desportivos e “Oro” para configurações mais refinadas e luxuosas.
Alfa Romeo 164 QV
Com o passar do tempo, o próprio “Q” inicial tornou-se parte do vocabulário da Alfa Romeo, identificando eventualmente as soluções técnicas mais avançadas: a mais famosa de todas é a tração integral Q4, mas havia também o diferencial autoblocante Q2, as transmissões automáticas Q-System e Q-Tronic, só para mencionar alguns.
O símbolo do Quadrifoglio regressou tanto no Mito (2008), como no Giulietta (2010) e ainda quando a nova geração Alfa Romeo nasceu em 2015, com o lançamento do Giulia na sua versão Quadrifoglio, alimentado pelo novo motor a gasolina 2.9 Biturbo com 510 cv e com um desempenho notável, tanto que bateu o recorde da sua categoria com o tempo de 7’32” no traçado de Nordscheleife no famoso circuito de Nürburgring. O Stelvio, o primeiro SUV produzido pela Alfa Romeo, está também disponível na sua versão topo da gama Quadrifoglio.
Texto: Alfa Romeo Communications
Resumo e edição: Maxicar
Imagens: Alfa Romeo e divulgação
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