Sem caçamba ou eixo traseiro, esse curioso veículo foi projetado para transportar e tirar e pôr na água os hidroaviões. Estranho e genial
No norte dos Estados Unidos — sobretudo no Alasca — e no Canadá é bastante comum o uso de hidroaviões no transporte regular de passageiros e de cargas. Para facilitar o transporte e a delicada operação de colocá-los e tirá-los da água alguém teve a ideia de acoplar na frente e não na traseira a plataforma. Assim, a caçamba (e tudo que vem depois da cabine) acabou virando um peso morto, servindo apenas para adicionar muitos quilos ao conjunto, atrapalhar as cuidadosas manobras e enferrujar. Por que não eliminar tudo isso? Nascia a “floatplane truck” ou “seaplane tug truck”.
Uma estranha, mas funcional picape, muito usada em aeroportos instalados às margens dos famosos lagos daquela região da América do Norte. Até mesmo o Aeroporto Internacional de Vancouver, no Canadá, utiliza seus serviços.
E elas acabaram sendo úteis também para o manejo de embarcações. Algumas dessas picapes mantém parte ou toda a caçamba, mas eliminando todo o resto (o que as torna ainda mais estranhas). Outras têm uma caixa de ferramentas instalada na traseira.
Nesse vídeo é possível ver uma “floatplane truck” em ação, na precisa tarefa de retirar da água um hidroavião, o que seria muito mais difícil e sujeito a erros se a picape estivesse de ré e carregando uma caçamba.
Depois de encaixada com o máximo cuidado entre os flutuadores do hidroavião, a plataforma hidráulica o levanta e o transporta com toda a facilidade e cuidado, diminuindo o risco de acidentes.
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