Assista o vídeo! Prova para carros clássicos terminou em 1º de fevereiro. A Lancia é a marca de maior sucesso na história dos ralis, fruto dos 15 títulos mundiais conquistados
Um Lancia Fulvia Coupé Rallye 1.3 S, de 1970, conduzido pelos suíços Claudio Enz e Cristina Seeberger e pertencente ao Team Kessel, foi o vencedor da 25ª edição do Rallye Monte-Carlo Historique, a versão histórica do rali de estrada mais antigo do mundo.
A Lancia continua a ser a marca de maior sucesso na história dos ralis, fruto dos 15 títulos mundiais conquistados, incluindo os do Campeonato de Pilotos e Construtores, com lendários modelos como o Fulvia, o Stratos, o 037 e o Delta, que dominaram os ralis internacionais nas décadas de 1970 e 80.
O Fulvia Coupé, um dos mais icónicos veículos Lancia, tornou-se famoso pelo seu ecletismo: enquanto a sua versão de competição era agressiva e competitiva, a variante de estrada apresentava-se como um elegante coupé, conhecido pelo conforto dos seus interiores.
Nas ruas
Lancia Fulvia Coupê 1967
A história do Fulvia teve início em 1965, quando fez a sua estreia no Salão Automóvel de Genebra, como um veículo elegante e compacto. Em comparação com a berlina de 1963, destacou-se pelo seu design mais ágil e esportivo, pela configuração 2+2, pelo interior luminoso, pelas amplas janelas e pela forte inclinação do para-brisas e do vidro traseiro.
O Fulvia Coupé recebeu a sua inspiração do design das embarcações a motor Riva, apresentando uma frente elegante e uma linha recortada e limpa na traseira. A sua estreia conquistou o público e a crítica graças ao seu clássico habitáculo tipo “torre”, que se destacou pela incrível visibilidade para o exterior, tornado possível pelas suas amplas janelas e pelos pilares estreitos. O interior era elegante e ao mesmo tempo esportivo.
Nas competições
A sua estreia em competições aconteceu na Volta à Córsega em 1965, um início de um percurso esportivo histórico que levaria ao lançamento, no ano seguinte, da versão Fulvia HF (High Fidelity, a designação da Equipe de Competição de Lancia). A nova versão 1.3, de 1967, e a versão 1.6, de 1968, confirmariam o estatuto do Fulvia no panorama das competições internacionais. Em 1972, a Lancia faria história com um Fulvia HF 1600 (#14), ao vencer o Rali de Monte-Carlo, com a dupla Sandro Munari / Mario Mannucci.
O Rallye
A 25ª edição do Rallye Monte-Carlo Historique aconteceu entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, com a participação de 19 carros Lancia pertencentes a pilotos privados. Este rali é exclusivo para automóveis clássicos que participaram de pelo menos um Rallye de Monte-Carlo, até ao ano de 1983.
Destaques dos classificados
Lancia Rally 037 em exposição em Turim-Itália, durante o Rallye de Monte-Carlo Historique 2023
A edição deste ano contou com mais de 200 veículos participantes, saídos dos habituais pontos de partida de diversos pontos de toda a Europa – Oslo, Londres, Bad-Homburg, Reims e, claro, de Turim, onde esteve exposto um icónico Lancia Rally 037 da coleção histórica da Stellantis.
Texto e fotos: Stellantis Communications
Esse e outros videos do Rallye: ACM Media – Youtube
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!