Extinta marca norte-americana teve vida curta e hoje seus automóveis são bastante raros
No ano 2000 um morador de Stillwater, Oklahoma – EUA, comprou seu primeiro automóvel da marca Kaiser-Frazer. Quando era garoto, nos anos 1940, seu pai era dono de uma concessionária na cidade. Por isso os carros da marca tinham para ele um grande valor sentimental.
Logo chegaram à sua garagem outros Kaiser-Frazer. Então ele adquiriu um velho galpão, que foi totalmente restaurado e personalizado, e que acabou ficando conhecido como o “Museu Kaiser-Frazer” pelos moradores locais.
Recentemente o colecionador — cujo nome não foi revelado — faleceu. E como frequentemente acontece nesses casos, a família decidiu colocar tudo a venda, através de um leilão do site de carros clássicos barnfinds.com.
São seis automóveis, placas de publicidade, literatura técnica sobre a marca, uma miniatura em madeira até um arado Frazer Rototiller dos anos 1940.
A venda também uma miniatura em madeira usada em concessionárias da marca, um arado e literatura
Entre os carros, o mais antigo é o Frazer Standard 1951. Há também dois Kaiser Special Sedan, fabricados em 1953 e 1954; um Manhattan 1954, um dos mais famosos modelos da Kaiser-Frazer; e um esportivo Darrin 1954, estranho conversível com carroceria em fibra de vidro, grade em forma de leque e portas que se escondem dentro dos paralamas dianteiros quando abertas.
O elegante Kaiser Manhattan, o esportivo Kaiser Darrin e o Aero Willys, “membro da família”
Há também na coleção um Aero Willys 1953 norte-americano, muito similar ao que foi fabricado no Brasil, diferindo visualmente apenas nos detalhes de acabamento.
Destaques dos classificados
Mas o que um Aero Willys teria a ver com uma coleção de Kaiser-Frazer? A resposta é: tudo! É que em 1953 a Kaiser assumiu o controle acionário da Willys Overland nos EUA, que passou a se chamar Kaiser-Willys Corporation, sendo depois rebatizada de Kaiser Jeep.
Um pouco da história da Kaiser-Frazer
Henry J. Kaiser e Joseph W. Frazer em uma propaganda da época
A Kaiser-Frazer Corporation foi fundada em 1945 pelo empresário Henry J. Kaiser e o executivo da indústria automobilística Joseph W. Frazer, que já havia trabalhado na Packard, General Motors e Chrysler. O grande trunfo da companhia foi lançar sua linha de automóveis de design mais moderno já em 1946, portanto antes das três principais marcas (Chevrolet, Ford e Chrysler), que continuaram fabricando modelos pré II Guerra Mundial até 1948.
Embora fossem duas linhas distintas, no princípio os modelos Kaiser e Frazer eram muito parecidos, tanto em estilo quanto em mecânica. Em 1949, Joseph W. Frazer deixou a companhia, que, no entanto, manteve a produção da Linha Frazer até 1951. Em 1953 a empresa ganhou novo nome: Kaiser Motors.
Mas ano a ano ela foi se tornando cada vez mais deficitária, devido à queda nas vendas. Por isso, em 1955 a Kaiser decidiu sair definitivamente do mercado de automóveis de passeio. Fundiu-se à Willys (que havia comprado dois anos antes, como contamos anteriormente), e passou a dedicar-se exclusivamente à fabricação de utilitários, tendo o Jeep como seu principal produto. Em 1969 a Kaiser-Willys Corporation foi vendida para a AMC – American Motors Corporation.
Já contamos aqui no Maxicar, através de uma web story, a cronologia do do Jeep, que nasceu veículo de guerra e se transformou ao longo das décadas em marca de utilitários de luxo.
NR: Note que no lado esquerdo da foto principal, aparece um Henry J. branco, o compacto também produzido pela Kaiser-Frazer e que foi apelidado de “frango assado”, por causa do formato de sua traseira. Esse não está listado no leilão. Possivelmente já tenha sido vendido.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Barnfind.com
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!