Repórter Maxicar

Barn finds: 230 carros antigos escondidos durante 40 anos

Carros antigos escondidos

Composta por valiosos clássicos mundiais, coleção estava guardada em dois galpões e uma igreja na Holanda

Há cerca de quatro décadas, um certo Sr. Palmen comprou seu primeiro carro antigo: um esportivo da Lancia, fabricado nos anos 1950. Foi o ponta-pé inicial dessa impressionante coleção batizada de “The Palmen Barnfind Collection”, que foi sendo formada aos poucos.  Nada menos que 230 carros antigos, que permaneceram literalmente escondidos em dois galpões e uma igreja (isso mesmo!) em Dordrecht, pequena cidade ao sul da Holanda.

E não estamos falando de uma coleção qualquer. Além da quantidade, a descoberta surpreendeu também pela qualidade dos automóveis. De gosto apurado, conhecimento e ao que tudo indica, muitos recursos, Palmer foi adquirindo o que há de melhor da indústria automobilística mundial. É que antes de dar início à coleção, ele trabalhou no comércio de carros clássicos.

Carros antigos “escondidos” até na igreja

Da Itália há exemplares da Alfa Romeo, Moretti, Lamborghini, Maserati, Ferrari, além da Lancia, já citada aqui, entre outras. Da França são carros do naipe de Delahaye, Facel Vega, Talbot Lago, além de marcas mais comuns como Peugeot e Citroën. Carros ingleses são talvez a maioria, das mais variadas fabricantes, de aristocráticos Bentley, Rolls-Royce, Aston Martin e Jaguar, esportivos MG e Sunbeam, a marcas populares como Austin, Rover e Hillman. Há ainda exemplares alemães e norte-americanos da Ford e General Motors. A variedade de marcas/modelos é extensa.

Numa postura típica de acumulador, Palmen ia simplesmente comprando e guardando o que lhe interessava. Os carros passavam então a ser “prisioneiros”, nunca mais sendo usados e pelo visto, lavados. Apesar dos poucos cuidados, eles foram muito bem armazenados e permanecem em boas condições de conservação até hoje.

Muito mistério e poeira

Nesses quarenta anos pouca gente teve a oportunidade de explorar os locais e conhecer de perto essa impressionante coleção. Nem mesmo os vizinhos mais próximos de Palmen tiveram esse privilégio, apesar dos pedidos. Um relato conta que o último carro comprado por ele foi um Chevrolet Corvette C3. O negócio foi fechado na entrada de um dos galpões e o colecionador esperou até que o vendedor fosse embora para abrir o portão para guardar o carro junto aos demais. Uma coleção secreta, literalmente!

O colecionador holandês ainda está vivo vivo. Mas por circunstâncias não esclarecidas, todos os 230 clássicos serão vendidos em um leilão que acontece em maio. De acordo com site Octane.com, a venda acontecerá devido a uma decisão judicial.

Hoje, 13 de abril, ainda não estão disponíveis fotos e dados individuais dos carros, mas já possível conferir a lista completa — com marcas, modelos e anos — neste link do Classic Car Auctions, a casa de leilões que está promovendo a venda, em parceria com a Gallery Aaldering, uma famosa revenda holandesa de carros clássicos.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Classic Car Auctions
Video: Youtube – Gallery Aaldering

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados