Eleito o “Carro do Ano” em 1968, ele era equipado com motor rotativo Wankel. Mas prêmio e inovação não se traduziram em vendas
Ro 80 – Ro significa motor rotativo, e 80 é a designação do tipo. Quando foi mostrado pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel da IAA, em setembro de 1967, o NSU Ro 80 surpreendeu o mundo automotivo. Os visitantes não sabiam o que admirar primeiro: a forma futurista, sua mecânica extravagante, ou ambos.
Apresentação do NSU Ro 80 no IAA 1967
Ele foi o primeiro carro de produção do mundo equipado com motor Wankel de disco duplo. Por isso, o público da feira ficou surpreso – e inspirado. Aliás, a NSU auxiliou o engenheiro Felix Wankel no desenvolvimento de seu motor rotativo e foi a primeira fabricante de veículos do mundo a utilizá-lo em seus automóveis e motocicletas.
O motor rotativo Wankel
Imagens do material de divulgação, no lançamento
Mas era preciso convencer a clientela. Por isso, a empresa alemã com sede em Neckarsulm, apoiou suas alegações com mais de 80 páginas de documentação, incluindo muitos dados técnicos, desenhos e uma descrição detalhada do princípio de funcionamento do motor de pistão rotativo NSU/Wankel. A NSU sabia que até mesmo especialistas precisariam de material extenso para explicar o novo conceito de veículo, particularmente sobre o motor NSU/Wankel. O material explicava suas vantagens – como peso mais leve, menor exigência de espaço, operação de baixa vibração e menos componentes em comparação com um motor de pistão convencional.
O sedã esportivo de turismo estabeleceu novos padrões de aderência e estabilidade, segurança, conforto e desempenho. No desenvolvimento do Ro 80 a NSU utilizou túnel de vento: sua linha de carroceria em forma de cunha com uma dianteira plana, linha de cintura baixa e ligeiramente ascendente e traseira elevada permitiu um coeficiente de arrasto de 0,35 – e criou uma aparência geral percebida como futurista pelos contemporâneos.
NSU Ro 80, o “Carro do Ano”
Na primeira imagem, Audi 100 e Ro 80 (em segundo plano) dividem a linha de montagem. Na segunda imagem, o último exemplar fabricado, em 1977
A coragem da empresa em criar aquele carro revolucionário em muitos aspectos, acabou sendo recompensada. Um ano após o seu lançamento, a imprensa especializada da Europa deu ao NSU Ro 80 o título de “Carro do Ano”. O primeiro modelo alemão a receber esta distinção. No entanto, o carro não conseguiu alcançar um sucesso comercial duradouro: a partir de 1973, a crise do petróleo elevou os preços da gasolina, fazendo com que os clientes recorressem a veículos mais econômicos. Isso significou o fim do uso motor rotativo e, portanto, o fim do NSU Ro 80. A produção total foi de 37.374 unidades.
Destaques dos classificados
Quando o modelo foi descontinuado em 1977, a produção do Audi 100 já estava ocupando a maior parte da capacidade da fábrica. A NSU se fundiu à Auto Union 1969, dando origem à Audi.
Ainda hoje, o NSU Ro 80 ainda uma base fiel de fãs – assim como a marca NSU em geral: vários clubes estão revivendo a história da marca tradicional em reuniões, passeios e eventos.
Redação final e edição: Fernando Barenco
Adaptação de conteúdo da Audi MediaCenter – Audi Tradition
Fotos: Audi AG
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