Primeiro compacto da Chevrolet no Brasil foi lançado em abril de 1973
E lá se vai meio século! Lançado em abril de 1973, o Chevrolet Chevette foi a versão nacional da 3ª geração do alemão Opel Kadett (C).
Foi o primeiro carro compacto da GM no país e seu segundo automóvel de passeio. O primeiro foi o Opala, lançado em 1968.
Com motor 1.4 e tração traseira, inicialmente, o Chevette estava disponível apenas na configuração sedan ‘três volumes’ de duas portas.
Com o passar do tempo, sua primeira versão — antes da reestilização de 1978 — ganhou o apelido de “tubarão”, por causa do formato de sua frente.
Depois vieram as versões de quatro portas, em 1978; e a Hatch, em 1980.
Também em 1980 foi lançada a station wagon derivada, batizada de Marajó. Fabricada até 1989, esteve disponível nas versões L, SL, SE e SL/E. Fez bastante sucesso.
A família ficou completa com a chegada da Chevy 500, em 1983. Com capacidade de carga de 500 kg, concorria com outras picapes derivadas de carros, como a VW Saveiro, a Ford Pampa e a Fiat City.
Em 1976 foi lançada sua primeira versão esportiva, a GP, que foi precedida pela GPII no ano seguinte. Mas, apesar das faixas pretas, faróis de neblina e outros detalhes de apelo esportivo, tinha o mesmo motor 1.4.
O segundo Chevette esportivo foi o S/R, lançado em 1981. Baseado no Hatch, estava disponível em preto ou prata, com faixas monocromáticas contrastantes. O motor era mais potente: 1.6. Vinha cheio de detalhes exclusivos.
Em seus primeiros anos, foram lançadas algumas séries limitadas: País Tropical (1976) – disponível em apenas duas cores; Jeans (1979) – na cor prata ou azul com interior indigo blue; e Ouro Preto (1982) – disponível em dourado ou preto, com detalhes em cores invertidas.
A partir de 1983, a Linha Chevette ficou mais potente, com o motor 1.6 para toda a linha. O câmbio de cinco marchas chegou dois anos depois. Houve também a opção de câmbio automático.
E na onda dos carros populares, foi lançada em 1992 a versão Júnior, com motor 1.0. Devido à concorrência com outros populares (Fiat Uno Mille, Ford Escort Hobby, VWs Fusca e Gol 1000), não fez muito sucesso.
Uma curiosidade: como falamos no início, nosso Chevette foi o equivalente à 3ª geração do Opel Kadett europeu. Enquanto lá o Kadett foi evoluindo, por aqui o Chevette seguiu outro caminho, permanecendo quase inalterado ao longo de sua história...
... então, a partir de 1989, coexistiram no Brasil duas gerações do Opel Kadett: a terceira (nosso Chevette), e a quinta (nosso Chevrolet Kadett).
O Chevette foi exportado para alguns países da América do Sul, onde era montado (regime de CKD): Chile, Venezuela, Equador e Uruguai (até 1998).
Para o mercado brasileiro, deixou de ser produzido em novembro de 1993.
Ao longo de duas décadas de sucesso, esse compacto da Chevrolet vendeu 1.200.000 unidades e mais 400 mil nos vizinhos sul-americanos.
Esse Chevette 1973 da foto foi comprado zero km apenas alguns meses após o lançamento do modelo. Pertence até hoje ao mesmo proprietário, que o mantém em perfeitas condições. Atualmente está com pouco mais de 500 mil km rodados.