Mopar na pista!
Um espetáculo incrível com carros da sigla Mopar, no autódromo Mega Space com circuito de 2.600 m e pista de arrancada com 201 m, que estavam, neste dia, para uso exclusivo do CCMG
O Mopar Uai é um evento bienal realizado pelo Chrysler Clube de Minas Gerais – CCMG. O encontro reúne, em Minas, proprietários de veículos das marcas que essa sigla reúne: Chrysler, Jeep, Plymouth, De Soto, Fargo, Dodge e RAM. Essa terceira edição foi realizada no dia 29 de abril e o local escolhido proporcionou um espetáculo incrível com carros da sigla Mopar, o autódromo Mega Space em Santa Luzia-MG, com circuito de 2.600 m e pista de arrancada com 201 m, que estavam, neste dia, para uso exclusivo do CCMG.
Encontro aconteceu no autódromo Mega Space
O encontro começou às 8 h com os veículos sendo colocados em exposição, em 45 graus, ao longo da reta dos boxes. Em seguida, um delicioso café da manhã foi servido aos participantes, sendo a primeira confraternização do dia. Logo após, o presidente do CCMG, Fernando Bazolli, anunciou que a pista de arrancada estava liberada para os expositores. Nela foram realizadas disputas incríveis com veículos originais, Hots e pick ups, revelando talentos na pilotagem. Depois de todas as disputas, uma surpresa estava preparada, um gran finale. Cláudio Castañon, piloto recordista brasileiro de Arrancada, fez uma apresentação com o Dodge mais rápido do Brasil. A partir de um Dart 1976, Castañon construiu um verdadeiro foguete com 2.300 CV, com o qual bateu o recorde na Spid SP International Dragway com a marca de 4,621 seg a 261 km/h nos 201 metros. Só o acionamento de um conjunto de paraquedas para ajudar a segurar esse meteoro no final da reta.
Veículos em exposição, pista de arrancada e Cláudio Castañon, piloto recordista brasileiro de Arrancada, que fez uma apresentação com seu Dodge
Em seguida a essa apresentação, o presidente Fernando Bazolli, a primeira-dama do clube, Luciana Bazolli e a filha Amanda receberam, no Paddock, sócios do CCMG e seus familiares, convidados e imprensa especializada. O almoço e o evento foram prestigiados também pelos funcionários da fábrica Stellantis de Betim-MG. Essa nova potência do mercado mundial detém atualmente as marcas da sigla Mopar. Estiveram presentes Marcelo Moreira, José Espíndola, Samuel Souza, Flávio Vidal e a diretora da divisão Mopar, Carina Oliveira. Todos colegas do próprio Bazolli na fábrica que revela números impressionantes.
Momentos do almoço. Ao centro o presidente Fernando Bazolli, a primeira-dama do clube, Luciana Bazolli e a filha Amanda
Quando a Stellantis foi criada, encampou, além de outras, a fábrica da Fiat Chrysler Automóveis em Betim, simplesmente a segunda maior montadora de veículos do planeta, atrás somente da Hyundai em Ulsan, Coreia do Sul. A FCA em Betim, em seu apogeu, fabricava 3 mil carros por dia. O terreno da fábrica possui 2,25 milhões de metros quadrados. Atualmente a Stellantis é responsável pela produção de 25% de todos os veículos comercializados na América Latina, o que a coloca em primeiro lugar em vendas no continente.
Dodge Dart da primeira geração no Brasil foi o Pace Car, Jeep Grand Cherokee, da década de 1990 levou as bandeiras do CCMG
Destaques dos classificados
Desfilaram, desde o Dodge Sedan Kingsway 1951 até a Dodge RAM 1500 Rebel 2023
Após o almoço, muito elogiado, com cardápio variado, tendo um apetitoso churrasco como prato principal e chope artesanal geladíssimo, mais um anúncio: o circuito estava liberado para os expositores e o que se viu foi um desfile de tirar o fôlego. Um Dodge Dart da primeira geração no Brasil foi o Pace Car, um Jeep Grand Cherokee, da década de 1990 levou as bandeiras do CCMG e outro Dart, da última geração no Brasil, fechou o comboio. Entre o primeiro e o último Dart estavam muitas raridades da sigla Mopar, veículos que se tornaram símbolos de robustez, potência, durabilidade, conforto e acabamento impecável. Desfilaram, desde o Dodge Sedan Kingsway 1951 até a Dodge RAM 1500 Rebel 2023.
Qual é mesmo a sigla daqueles carrões do Chrysler Clube, logo vem a resposta: ” É MOPAR, UAI! “
O Chrysler Clube de Minas Gerais é membro da Federação Brasileira de Veículos Antigos, um clube novo, que tem apenas 6 anos, mas um currículo extenso de grandes eventos realizados, sempre em lugares especiais, que mereçam receber os carros do clube. Por isso, em Minas, quando perguntam qual é mesmo a sigla daqueles carrões do Chrysler Clube, logo vem a resposta: ” É MOPAR, UAI! “.
Texto e Fotos: Jorge Filho
Edição: Fatima Barenco
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!