Curiosidades

Chevrolet Monza Plus Envemo: um nacional com cara de importado

Chevrolet Monza Plus Envemo

Kit dos anos 1980 dava ao Monza o aspecto de um modelo da norte-americana Pontiac

Nos anos 1980 — aproveitando a carência de novidades do mercado automotivo nacional, por causa da proibição das importações — a Envemo se destacou na fabricação de modelos de baixa produção, como a famosa réplica do Porsche 356 (considerada uma das melhores do mundo) e o SUV Camper, inspirado na Jeep Cherokee. Mas o forte da empresa era a criação de kits de personalização, entre eles o do Chevrolet Monza Plus Envemo.

CONHEÇA OUTROS PROJETOS ENVEMO!

Lançado em 1983, esse kit dava ao Monza um visual bem parecido com Pontiac J2000 de 1982, aproveitando que o norte-americano tinha linhas bem semelhantes às do Monza, sobretudo na versão hatch. Embora muitos pensem que a inspiração foi o Pontiac Firebird Trans Am de 1977,  — que também tem a frente bastante semelhante — por ser um modelo mais conhecido.

Pontiacs: o J2000 de 1982 e ou Firebird Trans Am de 1977


A frente original era substituída por uma em fibra de vidro, com quatro faróis (herdados do VW Passat). Na traseira, junto com um prolongamento das lanternas, o Monza ganhava um aerofólio que se estendia para as laterais. Acima desse detalhe havia um pequeno emblema “Envemo” redondo. Nos frisos laterais a inscrição “Monza Plus”.

Ambos os parachoques eram envolventes com borrachões, onde eram posicionadas as lanternas dianteiras. Seguindo o desenho dos parachoques, havia saias laterais.

Algumas propagandas das versões do Monza Envemo


Chevrolet Monza Conversível e SW

O Chevrolet Monza Plus Envemo ganhava também calotas em alumínio no mesmo estilo das do Pontiac J2000 (nosso carro-modelo está com rodas de liga leve). Opcionalmente podia ganhar teto solar e bancos de couro diferentes dos originais (esse das fotos mantém o interior original).

Mecanicamente, o Chevrolet Monza Plus Envemo não recebia nenhuma modificação, para adicionar mais potência. O motor era o mesmo 1.6, passando depois a 1.8. Esse kit estava disponível inicialmente para o Monza Hatch e depois para Sedan.

Em 1985 a Envemo foi além, lançando as versões Conversível (também chamada de “Tropical”) e Station Wagon (Camping) do Monza, ambas muito bem acabadas. O cliente também podia optar por manter a frente original, ou instalar a modelo Pontiac J2000.

Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos: Léo Tonetto e propagandas de época


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados