Luxuosa e caríssima limusine era finalizada pela Carrozzeria Ghia, em Turim e teve baixíssima produção
Essa maravilha sobre rodas se chama Chrysler Crown Imperial 1957. A luxuosa limusine foi uma encomenda da Chrysler à italiana Carrozzeria Ghia, empresa com a qual a fabricante norte-americana já havia trabalhado em outros projetos de baixa produção anteriormente.
Era fabricada a partir do Sedan Imperial convencional, que era enviado para Turim – Itália, cortado e “esticado” de 129 polegadas para 149,5 polegadas de entre-eixos.
Detalhes do Chrysler Crown Imperial 1957
- Motor V8 392, com trocas de marchas por botões no painel, padrão Chrysler
- Carroceria com cores exclusivas
- Terço final do teto em couro
- Ar condicionado duplo (partes dianteira e traseira)
- Divisória de vidro com acionamento elétrico
- Banco de couro para o motorista e em tecido de lã para passageiros
- Dois bancos extras rebatíveis, para passageiros ocasionais
- Tapetes de lã de carneiro
Cada limusine Chrysler Crown Imperial custava US$ 12 mil. Como comparação: em 1957 um popular Chevrolet Sedan custava US$ 2.000 e um Cadillac Eldorado Coupê US$ 7.300. E os ricaços compradores ainda precisavam aguardar seis meses para receber seu luxuoso automóvel. Entre os proprietários estavam David Sarnoff, da RCA e NBC; o Rei da Arábia Saudita; os emires do Kuwait e do Qatar; o presidente da República Dominicana Rafael Trujillo; e o então governador de Nova York, Nelson Rockefeller.
O contrato da Chrysler com a Ghia previa a construção de 75 limusines Chrysler Crown Imperial 1957. Mas foram vendidas apenas 36. As restantes foram “atualizadas” e vendidas em 1958 e 59.
Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos: Mecum Auctions
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