A agência de segurança da antiga União Soviética admirava tanto esses carros que eles chegaram a ser apelidados de “KGB Volga”
O GAZ-24, também conhecido como Volga, foi um carro popular produzido pela Fábrica de Automóveis de Gorki, na URSS, de 1968 a 1992. Era amplamente usado por funcionários do governo, incluindo membros da KGB.
Além dos modelos padrão, havia versões especiais do GAZ-24 produzidas especificamente para a KGB. Por exemplo, o chamado GAZ-24-24. Este carro tinha um motor de 8 cilindros em V e potência de 195 cv. Podia acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 15 segundos e atingir uma velocidade máxima de 190 km/h.
Motor V8 que equipava o GAZ-24 da KGB
Outras variações também foram projetadas com recursos adicionais para atender aos requisitos da KGB. Uma delas foi o GAZ-24-25, utilizado pela Nona Diretoria da KGB, um destacamento de segurança para líderes políticos da URSS. Tinha as mesmas especificações técnicas do GAZ-24-24, mas com equipamentos de comunicação adicionais escondidos no porta-malas.
Em 1981, além do GAZ-24, a fábrica de Gorki começou a produzir o GAZ-3102, uma versão especial do Volga com design externo e interno aprimorado. O chassi também foi atualizado, com a adição de freios a disco nas rodas dianteiras. A carroceria foi projetada com zonas de deformação e o tanque de combustível realocado para melhorar a segurança passiva do veículo.
GAZ-3102: design mais moderno (foto: Roman Pimenov/TASS)
Este modelo era bem avaliado pelos funcionários do governo, de modo que foi apenas uma questão de tempo até surgir uma versão modificada baseada no GAZ-3102. Os primeiros quatro desses veículos foram montados em 1985. Este modelo, conhecido como “Chaser”, tinha carroceria, sistema de suspensão e freios reforçados. O motor, por sua vez, era o mesmo do GAZ-14.
Evolução do GAZ-24
O trânsito de Moscou em 1970
Destaques dos classificados
Além do GAZ-31012, que foi projetado para não se parecer com um carro da KGB, a montagem do GAZ-31013 começou em 1988. Ao contrário do antecessor, este carro não foi disfarçado para se parecer com um Volga comum. Ostentava escapamento duplo, e tinha câmbio automático.
Todos esses Volgas especiais foram produzidos em pequenos lotes e eram essencialmente feitos à mão. Como resultado, tais modelos se distinguiam por sua alta qualidade e pintura. Após a queda da União Soviética, edições limitadas dos Chasers foram produzidas até 1993.
Na Rússia moderna, carros de fabricação estrangeira são usados como veículos especiais de comunicação e de proteção.
O GAZ-24 e suas versões especiais continuam sendo um símbolo da indústria automotiva soviética e estão mentalmente associados à KGB. Continuam a ser admirados por colecionadores e entusiastas de carros em todo o mundo.
Redação: Nikolai Chevtchenko
Matéria gentilmente cedida por Russia Beyond
Veja também
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!