Divulgações

2º Circuito Imperial de Automobilismo – Petrópolis, RJ

Circuito Imperial de Automobilismo

Confira os detalhes e a programação

Evento acontece entre os dias 1º e 3 de setembro. Cidade da Região Serrana Fluminense era famosa por suas corridas de rua nos anos 1950 e 60

De 1º a 3 de setembro, Petrópolis irá reviver os gloriosos tempos de suas nacionalmente famosas corridas de rua, que aconteciam em pleno Centro Histórico entre as décadas de 1950 e 60. É o Circuito Imperial de Automobilismo, que depois do grande sucesso no ano passado, agora em sua 2ª edição teve sua programação ampliada. A expectativa da organização é a de reunir nada menos que 200 automóveis antigos, culminando num desfile que irá acontecer na manhã do dia 3 (domingo), revivendo exatamente o mesmo percurso daquelas provas do passado, que atraíam milhares de pessoas à “Cidade Imperial”, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Por isso, ela é considerada o “berço do automobilismo” no Brasil.

Em sua primeira edição, o Circuito Imperial de Automobilismo contou com a participação de antigomobilistas e fãs de automobilismo não apenas do Estado do Rio de Janeiro, mas também de Minas Gerais, São Paulo e até de Santa Catarina. Para 2023, espera-se a adesão desses e de outros estados.

Karmann-Ghia

O Volkswagen Karmann-Ghia será o modelo homenageado


O carro homenageado será o icônico Volkswagen Karmann-Ghia, um esportivo de origem germano-italiana, lançado no Brasil em 1962 e fabricado até 1974, em três versões: Coupê, Conversível e TC. E o Karmann-Ghia Clube do Rio de Janeiro foi especialmente convidado e promete levar a Petrópolis muitos exemplares, que chegarão em comboio na sexta-feira, dia 1º de setembro, passando pelas principais avenidas do Centro da cidade.

Ainda na sexta-feira, a partir das 20h, haverá a abertura oficial do evento e coquetel de boas-vindas para os inscritos, seus acompanhantes e convidados. Serão homenageados antigos pilotos e mecânicos, que fazem parte da história daquela época romântica do automobilismo brasileiro, de poucos recursos tecnológicos, em que a destreza dos pilotos e o conhecimento dos profissionais de box é que faziam a diferença. Haverá ainda uma homenagem especial ao piloto Xandi Negrão, que morreu em maio desse ano.

Dois carros da A. Mattheis Motorsport estarão em exposição durante a abertura do evento. Xandi Negrão será homenageado


Serão expostos no local dois carros da equipe de Stock Car A. Mattheis Motorsport (Ipiranga Racing): o Mercedes-AMG GT3 das temporadas 2021/22 e o novo Ligier JS P320, da atual temporada. A equipe também gentilmente cedeu um de seus bólidos, que foi totalmente adesivado para ser “O Carro Oficial do 2º Circuito Imperial de Automobilismo”.

“O Carro Oficial do 2º Circuito Imperial de Automobilismo”.


Prova de pit stop

Aliás, o 2º Circuito Imperial de Automobilismo contará com a participação de três das principais equipes dessa que é a mais importante categoria do automobilismo brasileiro, todas com sede em Petrópolis: além da já citada, também a R. Mattheis (Blau Motorsport) e a A Mattheis Vogel Motorsport.

No dia 3 de setembro, durante o desfile, haverá provas de Pit Stop executados pelos mecânicos oficiais de cada uma das três equipes participantes do evento. Este será um momento especial, onde o público poderá assistir ao vivo o que só é possível pela TV.

Exposições

Na manhã de sábado (2), todos os carros participantes se reunirão na Avenida Tiradentes — uma das mais importantes do Centro Histórico, próxima à Catedral São Pedro de Alcântara e ao Museu Imperial — onde ficarão em exposição o dia todo.

Próximo dali, no Centro de Cultura, outra exposição reunirá objetos e equipamentos usados pelos pilotos do passado, troféus e miniaturas de automóveis.

E ainda: no mesmo local, a partir das 10h, haverá palestras com Andreas Mattheis (Equipe A. Matheis – Ipiranga Racing); José Augusto Varanda (filho do piloto petropolitano Aylton Varanda); e Fernando Gameleira (Presidente do Veteran Car Clube do Brasil – RJ). E as 13h terá início o ‘talk show’ mediado pelo jornalista especializado Luiz Salomão (Conexão Saloma), com veteranos pilotos que correram no circuito petropolitano na década de 1960: Sidney Cardoso, Luiz Evandro Águia, Amauri Mesquita, Dirceu Soares, Cláudio Daniel, Nelson Cintra, Luiz Felipe Gama Cruz e Jorginho Freitas.

Percurso original de 3,2 km

Na manhã de domingo (3), acontece o principal evento da programação: o desfile dos automóveis antigos pelo mesmo trajeto de 3,2 quilômetros daquelas célebres provas. Eles serão divididos em quatro baterias, com duas voltas cada, perfazendo 6,4 quilômetros.

Para ver a programação completa, fazer sua inscrição e conhecer outros detalhes sobre esse evento que promete agitar a Serra Fluminense, visite o site oficial do evento e fique ligado nas atualizações constantes publicadas no perfil do 2º Circuito Imperial de Automobilismo no Instagram.


2º Circuito Imperial de Automobilismo

Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação
Video: Youtube

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.