O elegante e hoje raro coupê foi lançado em 1966 por uma empresa concorrente, que depois foi comprada pela BMW
Ao longo da história do automóvel, alguns carros acabaram trocando de marca no meio do caminho, porque seus fabricantes mudaram de mãos, mas continuaram a ser produzidos. Aqui no Brasil temos três exemplos: a Linha Willys que continuou a ser fabricada pela Ford por vários anos; o Simca Esplanada, que levou a logomarca Chrysler por dois anos após a venda da Simca; e a própria Chrysler, com a Linha Dodge, assumida pela Volkswagem por um curto período, antes de desaparecer. No âmbito internacional, é o caso desse vistoso coupê 2+2 chamado de BMW Glas 3000 V8.
À primeira vista é impossível identificá-lo com um BMW, porque lhe falta a característica discreta grade dividida ao meio adotada pela marca bávara desde os seus primórdios, na década de 1920 (embora as grades de seus modelos atuais estejam enormes!).
Foi projetado pelo italiano Pietro Frua — um dos grandes estilistas automotivos de sua época, responsável pelos designs de vários modelos da Maserati, tendo trabalhado também no Estúdio Ghia.
Lançado em 1966, no início o Glas 3000 V8 era equipado com motor menos potente, de 2.600cc (sendo batizado de Glas 2600 V8).
Glas 3000 V8: se não fosse pelo emblema…
No ano seguinte, a Hans Glas GmbH foi vendida à BMW, que adotou o sofisticado coupê, mantendo as mesmas características, apenas substituindo seu motor por um mais potente: V8 3.000cc com três carburadores Solex, de 160cv, projetado pela própria Glas.
O carro ganhou o famoso emblema azul e branco da hélice e foi rebatizado de BMW Glas 3000 V8, sendo produzido até 1968. Com a chegada da Linha CS, legítima BMW, o modelo herdado da Glas foi descontinuado.
Em dois anos, foram produzidos apenas 398 BMW Glas 3000 V8, o que o torna bem raro e valorizado atualmente. Esse vermelho em excepcional estado foi vendido recentemente nos EUA por US$ 95 mil (cerca de R$ 470 mil, ao câmbio de hoje).
A Hans Glas GmbH
Hans Glas GmbH, foi uma pouco conhecida fabricante alemã de automóveis, fundada em 1883 como oficina de máquinas agrícolas, produto que mais tarde passou a fabricar.
Destaques dos classificados
Depois da II Guerra mundial a Hans Glas GmbH diversificou seu negócio, lançando em 1951 uma scooter — similar às italianas Vespa e Lambretta — batizada de Glas Goggo-Roller. Na mesma época começaram os estudos para uma linha de microcarros, que se tornou bastante conhecida: a Goggomobil, disponível nas versões sedan, coupê e van.
Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos: Bring a Trailer
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