Cultuados como poucos
Evento diversificado reuniu desde um centenário Dodge Brothers, passando por muscle car dos anos 1970, até Chryslers contemporâneos
Poucos segmentos automotivos têm entusiastas mais fervorosos que o de MOPARs. Essa espécie de RG dos automóveis Chrysler e suas marcas derivadas, vive sobretudo do culto ao passado. Estamos falando basicamente de 50, 60 anos atrás, tempo em que o consumo de combustível não preocupava e o que importava mesmo era o ronco do bom e velho motor V8, e que é música para os ouvidos dessa galera ainda hoje. Até mesmo entre os que nem sonhavam em nascer naquela era de ouro dos temperamentais muscle cars.
Prova disso é o sucesso sempre crescente dos eventos do segmento, como esse tradicional Encontro MOPAR Clube Brasil, que em sua 14ª edição, aconteceu nos dias 16 e 17 de setembro, na pequena Louveira, interior de São Paulo.
Os brasileiros no Encontro MOPAR Clube Brasil
Dodge Brothers, Dodge Charger R/T e Dodge Dart SE
O modelo mais antigo um “calhambeque” Dodge Brothers 1915, isso mesmo: com exatos 108 anos! Outro modelo ancião foi o De Soto 1929. Mas foi forte a participação dos carros fabricados entre os anos 1960 e 80, a começar pela Linha Dodge nacional — cuja passagem foi breve, entre 1969 e 1981 — com o Dart Sedan e Coupê, o Charger, o espartano SE e o pequeno 1800/Polara — modelo de origem britânica e espécie de “filho adotivo” dos MOPARs.
Dodge Charger R/T, Plymouth Barracuda e Dodge Super Bee
Entre os norte-americanos de pegada esportiva, Dodges Charger R/T 1968, 1969 e 1970; Plymouths Barracuda 1967, 1970 e 1971; e o mais raro de todos: o Dodge Super Bee A12 440 1969, cuja produção foi de exatos 1.907 unidades. Já contamos a história desse carro aqui no Maxicar.
Clássicos e modernos
Dodge Polara (EUA), Chrysler Imperial e Town & Country, Chryslers 300
Na categoria de MOPAR mais clássico (mas não menos potente), tivemos por exemplo Dodge Polara 1967 (o ‘made in USA’); Chrysler New Yorker 1976; Chrysler Town & Country 1971, uma típica SW ‘woody’ da época; Chrysler Newport Coupê 1972; e dois Chrysler Imperial, fabricados em 1972 e 1973.
Destaques dos classificados
Foi grande a parcela de modelos mais modernos nesse Encontro MOPAR Clube Brasil, incluindo Charger R/T Daytona 2008; Chrysler 300 nas versões Sedan e Touring, fabricados nos anos 2000; picapes Dodge Dakota e Ram; Chrysler Stratus Coupê e Conversível, dos anos 1990; minivans da mesma época; entre outros.
Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!