Uma linha do tempo do transporte coletivo no país
Entre os modelos mais antigos, um raríssimo Nielson Diplomata/FNM, os históricos CMA Flecha Azul e os finamente restaurados exemplares da Viação Santa Rita
Aconteceu no último sábado, 26 de agosto, a 18ª BusBrasil Fest, exposição que é uma verdadeira linha do tempo do transporte público no Brasil, já que reúne ônibus urbanos e rodoviários; dos antigos aos ultramodernos. O evento — que segundo os organizadores, é o maior do gênero na América Latina — teve lugar no estacionamento do Ginásio Poliesportivo José Corrêa.
Caio Induscar Millenium MB BTR 2014
Como em edições anteriores, as empresas de ônibus aderiram para valer ao evento — algumas levando vários veículos de suas frotas — já que a BusBrasil Fest é também uma grande vitrine para o setor.
Como um site dedicado a veículos clássicos, naturalmente vamos nos concentrar em alguns dos modelos mais nostálgicos. Mas você pode conferir os mais modernos também — incluindo até modelos 2023/24, como o Caio Induscar e o Marcopolo Paradiso — na Galeria de Fotos e no vídeo de Odair Ferraz, no final da matéria.
Os azuis da Santa Rita na 18ª BusBrasil Fest
De “uniforme azul”, o timaço da Santa Rita
Conhecida entre os ‘busólogos’ pela restauração de ônibus históricos, a Turismo Santa Rita levou ao evento um dos mais antigos modelos em exposição: um GMC ODC-210 fabricado em 1954. Além desse, um magnífico GMC PD 4104 1956 com carroceria em alumínio polido e dois Mercedes-Benz Monobloco: O-321 HL 1968 e O-370 RS 1985.
Não poderia faltar o mais lendário ônibus rodoviário brasileiro de todos os tempos. Claro que estamos nos referindo ao aposentado CMA Flecha Azul da Cometa. Vários deles, alguns preservando as cores originais azul e bege, outros já repintados em outras cores. Alguns deles aparecem de frente aqui e de traseira em nossa foto principal.
Varios exemplares do Flecha e o derradeiro, de prefixo 7455
Destaques dos classificados
Mas, entre todos os Flecha Azul, havia um muito especial. O último produzido, em 1999. É esse com prefixo 7455, que pertence ao acervo da própria Viação Cometa e foi restaurado em 2013, quando a empresa completou 65 anos. Ele participou também de uma série de 70 viagens comemorativas que a Cometa proporcionou aos fãs em 2018 em homenagem aos seus 70 anos.
FNM, um dos mais raros
Nielson Diplomata, Ciferal Flecha de Prata e Thamco O.D.A
Os entusiastas tiveram também a oportunidade de ver de perto na 18ª BusBrasil Fest um raro Nielson Diplomata FNM D-11000 1970. A Fábrica Nacional de Motores fabricava um chassi denominado V-9 com motor dianteiro especialmente para ônibus e que além da Nielson, podiam receber carrocerias Caio, Ciferal, Cermava, Incasel, Marcopolo, Eliziário… Mas diante da concorrência de outras fornecedoras de chassi, como a Mercedes-Benz, a demanda da FNM era pequena, o que tornou esses ônibus bem raros. Esse Nielson Diplomata atualmente é um estiloso motorhome vintage. Já falamos sobre ele aqui no Maxicar.
A extinta Ciferal é uma das mais lembradas encarroçadoras de ônibus da velha guarda. E esteve muito bem representada na BusBrasil Fest, por um de seus mais conhecidos modelos: o Flecha de Prata Mercedes-Benz LPO 1971.
Como em Londres
Não faltou nem mesmo um ônibus vermelho de dois andares, mas não estamos falando do meio de transporte coletivo preferido pelos londrinos e mundialmente famoso símbolo da capital inglesa. Esse é o Thamco O.D.A, fabricado em 1988 e com mecânica Scania. O modelo foi adotado na Capital Paulista durante a gestão do polêmico Jânio Quadros. No entanto, apesar da grande capacidade de passageiros, se mostrou pouco prático, justamente por causa da altura. Não raro, se enroscava perigosamente na fiação elétrica ou em galhos de árvores. Não demorou a sair de linha.
Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!