O ‘Master’ da Serra
No feriadão de 7 de setembro, evento de antigomobilismo agitou a Região Serrana Fluminense, levando muitos turistas a Teresópolis
40 edições! Um momento muito especial para a Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis, que começou em 1982 pelas mãos do falecido Dr. Robinson Ferreira e que agora — sob a batuta do Clube Amigos do Antigo — teve o privilégio de se tornar um dos poucos Eventos Master da Federação Brasileira de Veículos Antigos, ao lado por exemplo de Araxá-MG e do Sul-Brasileiro. Trata-se do mais antigo encontro de carros antigos realizado de forma contínua no Brasil.
De camisetas pretas, parte da turma que fez a 40ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis acontecer
Esta edição aconteceu durante o feriadão da Independência — de 7 a 10 de setembro — mais uma vez no lindo e arborizado gramado do Teresópolis Golf Clube, que oferece as condições ideais de espaço e conforto para esse tipo de evento.
Atrações
O Chevrolet Impala “The Best” no ano passado, a praça de alimentação e o Ford Landau que transportou o Papa em 1980
Entre as centenas de veículos participantes, destaque especial foi dado ao Chevrolet Impala SS 1968, que foi eleito o “The Best” (Prêmio Robinson Ferreira) da edição anterior e foi o automóvel que ilustrou todo o material de divulgação dessa 40ª edição.
Com dias ensolarados, a presença de público foi muito boa. Na praça de alimentação, várias opções gastronômicas proporcionadas pelos diversos food-trucks. Mais uma vez a tirolesa foi uma ótima atração principalmente entre a criançada, num gostoso “sobrevoo” sobre os carros expostos. Tremendo visual!
Abertura e premiação
O Plymouth Cuda 1970 de Fabrício Pessanha foi o “The Best” de 2023
A cerimônia de abertura aconteceu na tarde do feriado de 7 de setembro e contou com a participação do presidente da Federação Brasileira de Veículos antigos (FBVA), Andrés Pesserl e com a benção de Padre Jorge, que chegou a bordo do Ford Landau que transportou o Papa João Paulo II em sua visita ao Brasil, em 1980. Na noite seguinte foi oferecido um jantar de confraternização para expositores e convidados.
Destaques dos classificados
GALERIA DE IMAGENS – 500 FOTOS!
Já a cerimônia de premiação teve início por volta da 1h da tarde de sábado, também com a presença de Pesserl, que entregou os troféus aos proprietários dos veículos eleitos. O Prêmio José Aurelio Affonso — concedido pela FBVA a veículos com relevante histórico de preservação — foi dado ao VW Fusca 1969 de José Guilherme Seixas.
Foram premiados quatro nacionais e quatro importados, além de outros quatro prêmios especiais: Amiga do Antigo, Wallace Torres, Célio Pavão e Robinson Ferreira. Esse último concedido ao veículo “The Best” do evento, cujo ganhador foi o Plymouth Cuda 440 1970 de Fabrício Pessanha, um jovem colecionador de MOPAR, de Campos dos Goytacazes – RJ.
A Reunião da FBVA aconteceu no Hotel Alpina
Também na tarde de sábado foi realizada a reunião da FBVA com os dirigentes e membros de clubes do Estado do Rio de Janeiro filiados, onde aconteceu a apresentação do novo presidente da entidade, que expos suas ideias e conheceu as principais demandas dos antigomobilistas da região.
Os premiados na 40ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis
Mas acreditamos que a comissão julgadora deva ter tido uma baita dificuldade para escolher apenas doze carros, já que a 40ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis foi marcada por modelos nacionais e importados de excepcional qualidade. Selecionamos alguns!
A partir do alto: ‘Boca-de-Bagre’, ‘Marta Rocha’, C10 (em primeiro plano) e caminhão 6400
- Utilitários Chevy “made in USA” – Para os entusiastas das picapes, três incríveis exemplares fabricados nos Estados Unidos: uma 3100 1954, modelo conhecido como “Boca-de-Bagre”; sua sucessora 1956, famosa no Brasil pela alcunha de “Marta Rocha”; e uma C10 de Luxe 1970, modelo bem mais sofisticado que a correspondente nacional. Para completar esse o quarteto Chevrolet um reluzente caminhão 6400 1½ ton 1946, cujo nível de acabamento é bem superior ao de quando saiu da fábrica. No Brasil, esse modelo foi batizado de Tigre (chassi curto) e Gigante (chassi longo).
Impalas 1968 e 1970. Bela dupla!
- Impalas – Além do já comentado SS 1968 que ilustrou a divulgação da 40ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis, havia na mostra outros três: um Coupê 1968, um Custom 1970 e um Sedan 4 portas 1962.
Orlando e Mário: Dodges da fase de despedida
- Dodges nacionais – Dois exigentes colecionadores fluminenses nos mostraram seus Dodges brasileiros, ambos da segunda fase. O de Orlando dos Santos um coupê Magnum 1981 que tem como curiosidade a plaqueta de identificação da Volkswagen, que havia assumido o controle acionário da Chrysler do Brasil dois anos antes. O de Mário César Venâncio, um Le Baron 1980, que pertencia a uma empresa pecuária do distrito da Posse, em Petrópolis-RJ.
Os ‘Quadrados’ da VW e outros ‘Novos Clássicos’
- VW “quadrados” – Numa ala inteirinha dedicada aos Volkswagens da “fase quadrada”, uma seleção de modelos raros e séries especiais: Gol Star 1989, Santana Sport 2000 1993, Logus Wolfsburg 1995, Parati Track & Field 2007, Voyage Sport 1994, Saveiro Summer 1995, além de vários Gol GT/GTS/GTI e Passat GTS Pointer. Um colírio para a turma que tem hoje entre 30 e 40 anos!
- Novos Clássicos – Além dos VWs “quadrados” dos anos 1990 e 2000, o evento contou com a participação de outros inúmeros modelos dessa época, entre nacionais e importados: Chevrolets Omega, Vectra e Tigra, Fiat Tempra, Jeep Cherokee, Mercedes-Benz CLK 320, Renault 19, Volvo V70, entre outros.
Volkswagen Type 181 ou Thing, para os íntimos. No detalhe, uma cena do filme
- A Coisa – Você certamente já assistiu ao filme “Como se Fosse a Primeira Vez”, estrelado por Adam Sandler e Drew Barrymore. Então, irá se lembrar do estranho conversível amarelo da mocinha desmemoriada. É idêntico a esse VW Type 181, utilitário que é misto de jipe e buggy, lançado na Alemanha em 1969 e que nos EUA ganhou o sugestivo apelido de “Thing” (“Coisa”). Muito popular por lá, infelizmente ele nunca chegou ao Brasil.
Alguns dos vários Ford Maverick (com dois Mustangs “infiltrados”) e o raro Bugre SS
- “Mavecos” – O número de Ford Maverick esteve acima da média. Assim por alto, conseguimos contar uma dúzia, entre carros originais e customizados.
- Buggy pioneiro – Por falar em buggys, um exemplar de um dos mais raros e antigos modelos já fabricados em nosso país esteve em Teresópolis. Trata-se de um Bugre SS, cujo design é bem fora do convencional, parecendo mais um despojado esportivo sem portas. O modelo foi fabricado em 1971/72, em Rio Bonito-RJ. Foram produzidos apenas 87. O chassi e a mecânica 1200 é do Fusca.
A Ford Ranchero 1972 em primeiro plano, ao lado de um Pontiac Grand Prix
- Picape de passeio – Elas definitivamente não nasceram para carregar carga! Ao lado da concorrente Chevrolet El Camino, a Ford Ranchero era uma picape esportiva baseada em automóvel, com uma pegada esportiva, para quem queria curtir e não trabalhar. Essa linda 1972 é uma Ranchero 500, que vinha equipada com todos os confortos de um veículo de passeio.
Benny e seu SM 4.1 1985
- Santa Matilde – Colecionador e grande conhecedor do esportivo Santa Matilde, Benny Binhas levou à 40ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis seu SM 4.1 1985 que pertenceu ao próprio criador do modelo que era produzido em Três Rios-RJ: Humberto Pimentel. Morador do Rio de Janeiro, mas com grande ligação com Teresópolis, onde também possui residência, Benny recebeu uma homenagem especial do Clube Amigos do Antigo.
Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos: Fátima Barenco e Fernando Barenco
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