Colunista Convidado

Dodge Challenger T/A: de uma seleta coleção norte-americana, para uma seleta coleção brasileira

Dodge Challenger T/A

Além de um histórico incrível em seu país de origem, esse MOPAR 1970 é um dos poucos exemplares na exclusivíssima cor “Pink Panther”

Estados Unidos, primavera de 1970. O desenho animado “A Pantera Cor de Rosa” é um sucesso em todo o país. Com esse contexto — mais a tradição das cores vistosas dos Challenger T/A (Trans/Am) que já chamavam muito a atenção do público e da mídia — a Dodge decide lançar uma edição limitadíssima de carros na cor “Pink Panther”.

A quantidade exata fabricada nessa cor não é conhecida. Porém, atualmente, tem-se o registro de 12 carros apenas, e um deles está aqui no Brasil com uma história de encher os olhos… Vamos lá!

Uma jovem proprietária

A Nota Fiscal datada de 30 de maio de 1970


No dia 30 de maio de 1970, Richard O. Mayer foi até a concessionária local da Chrysler chamada Foley Motors Inc., localizada na cidade de Harrisonburg, no estado da Virginia, e comprou um Dodge Challenger T/A na cor “Pink Panther”, oferecendo um Barracuda 1967 como parte do pagamento. O senhor O. Mayer ficou com o Challenger por 4 anos e, em 1974, o vendeu para um amigo próximo que queria presentear a filha que acabara de completar 16 anos de idade!

Ter recebido um Challenger tão especial deve ter marcado profundamente a vida daquela garota, criando um laço tão forte que durou 40 anos! Por quatro décadas, a adolescente, que depois virou uma senhora, manteve o carro protegido e em muito bom cuidado.

Exposição em um museu

LeMay America’s Car Museum, onde o carro esteve em exposição


A pintura ainda é original e a mecânica nunca sequer foi tocada; rodando perfeitamente. Nada no carro foi mudado e todas as manutenções foram cuidadosamente documentadas. Trata-se de um carro com um histórico preservado que fazia alguns poucos passeios…

Esse Dodge Challenger T/A passou então para a John Hogan Collection e em julho de 2015 foi convidado pelo LeMay America`s Car Museum, em Tacoma – Washington, a ficar exposto por um ano!

E saindo de uma seleta coleção americana, entrou em uma outra — também seleta — coleção brasileira: a Fabrício Pessanha Collection — especializada em MOPAR, no Norte Fluminense — que vem, ano após ano, crescendo com uma qualidade ímpar de carros que causam admiração em todos nós.

Além da sua excepcionalidade, esse carro é sem dúvida o Challenger mais bem documentado em nosso país e isso o coloca num patamar de valor único!

Por Wilson Simon

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Wilson Simon

Wison Simon e um apaixonado e pesquisador sobre MOPAR. Mantém os perfis "1970 Challenger Brasil" no Facebook e o Youtube