Cerimônia de entrega teve desfile com mais de 200 carros antigos pelo Eixo Monumental, em Brasília – DF
O Exército Brasileiro acaba de concluir a restauração do Ford Galaxie 500 1974 que pertenceu ao Presidente Juscelino Kubitschek. O veículo foi entregue em cerimônia solene ao Memorial JK neste dia 12 de novembro, domingo. O automóvel antigo foi restaurado a pedido da administração do Memorial, após permanecer 13 anos exposto em uma cúpula de vidro.
O Galaxie de JK em frente ao Palácio do Planalto
O veículo foi resgatado e submetido a um processo abrangente de restauração pelo 16º Batalhão Logístico, iniciado em agosto. Por meio do patrocínio da sociedade civil e de clubes de antigomobilismo, aliados aos esforços da Companhia de Manutenção do Batalhão, tanto a parte estética quanto funcional do veículo histórico foram completamente revitalizadas.
A entrega do Ford Galaxie 500
Anna Christina Kubitschek recebeu de volta o carro de seu avô, que foi novamente restaurado
A entrega do veículo foi realizada por meio de uma carreata, que contou com mais de 200 veículos antigos. O desfile teve início no Eixo Monumental, percorrendo 28 quilômetros pelas vias da Capital Federal até chegar ao Memorial JK. O carro foi conduzido pelo Subtenente Claudir — mecânico chefe da equipe de restauração — e transportou a presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek, neta do ex-presidente.
Essa não é a primeira vez que o 16º Batalhão Logístico atua na restauração e preservação desse emblemático veículo. Já em 2010, uma iniciativa foi empreendida para a restauração integral do carro. Naquela ocasião, uma equipe especializada realizou um trabalho abrangente na parte mecânica e elétrica, garantindo a manutenção e restauração de todos os sistemas. A primeira restauração, ocorrida há treze anos, foi um esforço pioneiro que contribuiu significativamente para a preservação do Ford Galaxie 500 de Juscelino Kubitschek. Agora, em 2023, a iniciativa revitaliza novamente esse valioso pedaço da história brasileira, além de fortalecer os laços entre as Forças Armadas, a sociedade civil e as instituições dedicadas à preservação da memória nacional.
Texto e fotos: Comando Militar do Planalto – Exército Brasileiro
Veja também
Destaques dos classificados
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!