A versão de que a famosa “gravatinha borboleta” teria sido inspirada em um papel de parede de hotel pode ser apenas uma lenda
Chevrolet e Durant
A história de sucesso da Chevrolet começou em 1911, em Detroit, Estado Unidos, pelas mãos de um idealista — Louis Chevrolet — e um administrador — William C. Durant. Em 2025, a empresa completará 100 anos de Brasil, pois em 1925 era inaugurada em São Paulo, a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga. Depois, rebatizada de General Motors of Brazil S.A. (GMB).
A evolução do logomarca Chevrolet
Sua logomarca, cujo formato representa uma gravata borboleta, é uma das mais célebres no mundo dos automóveis. Mas qual teria sido a fonte de inspiração para o seu formato?
A verdade é que ninguém tem certeza, nem mesmo a própria Chevrolet, que admite que a origem do icônico desenho continua um mistério. E talvez permaneça assim para sempre.
A versão mundialmente divulgada até hoje é a de que William C. Durant teria se inspirado no padrão de um papel de parede do quarto de um hotel no qual havia se hospedado em Paris, em 1908.
Esta versão oficial foi inclusive publicada em “The Story of Chevrolet”, um documento oficial de 1961, em comemoração ao aniversário de 50 anos da empresa.
Outras versões
No entanto, ao longo dos anos relatos conflitantes foram surgindo, cada um dos quais é plausível o suficiente para aprofundar o mistério e que sugerem que ele pode nunca ser desvendado. Duas das origens alternativas para a “gravatinha’ vem da própria família Durant.
Em 1929, sua filha Margery contou no livro “My Father” (Meu pai, em português) que Durant costumava desenhar esboços em pedaços de papel enquanto jantava. Segundo ela, a famosa marca teria nascido em uma noite “entre a sopa e o frango frito”.
Destaques dos classificados
Mais de meio século depois, outra origem para a famosa marca foi contada em uma edição de 1986 da “Chevrolet Pro Management Magazine”, baseada em uma entrevista dada pela viúva de Durant, Catherine, 13 anos antes. Ela lembrou que ela e seu marido estavam de férias em Hot Springs, Virginia, em 1912. Durante a leitura de um jornal em seu quarto de hotel, Durant viu uma ilustração e exclamou: “Acho que isso seria um bom emblema para a Chevrolet”. Mas infelizmente ela não soube dizer qual seria esse desenho apontado por ele no jornal.
Para aumentar ainda mais o mistério, na década de 1960 o historiador e editor da revista “The Chevrolet Review”, Ken Kaufmann resolveu se aprofundar na verdadeira origem da famigerada “gravatinha” e encontrou na edição de 12 de novembro de 1911 do jornal “The Constitution”, de Atlanta, o anúncio de uma empresa chamada Southern Compressed Coal Company, fabricante do carvão “Coalettes”, cujo emblema é realmente muito parecido com o da Chevrolet. E mais: o anúncio havia sido publicado apenas 9 dias após a fundação da Chevrolet Motor Co. Seria mera coincidência ou plágio?
Primeira aparição da nova logomarca Chevrolet em uma propaganda de 1913
Uma outra explicação atribui o projeto a uma versão estilizada da cruz da bandeira suíça. Seria uma homenagem de Louis Chevrolet, que nasceu naquele país, em La Chaux-de-Fonds, em 1878.
Seja qual for a história verdadeira, dois anos depois, a “gravatinha borboleta” emergiria como a logomarca definitiva da Chevrolet. Um anúncio publicado no jornal The Washington Post em 2 de outubro de 1913 é a mais antiga publicação de que se tem notícia. “Procure por esta marca se você quiser estilo, velocidade, economia, poder e facilidade de dirigir”, dizia a propaganda.
Tradução e adaptação de artigo publicado em media.gm.com/
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