São 145 veículos, incluindo carros, motos e bicicletas. Empreendimento fica na região turística do “Roteiro do Vinho”, em São Roque – SP
Depois de uma pré-inauguração no final de semana (9 e 10), o Dream Car Museum – em São Roque, SP foi oficialmente inaugurado no dia 11/12/2023, segunda-feira, contando com a presença de centenas de convidados.
Mais que apenas um museu de automóveis, o Dream Car foi idealizado como um centro de cultura e entretenimento, com atrações para pessoas de todas as idades, incluindo aquelas que nem curtem muito os carros clássicos.
Claro que o “carro-chefe” (não resistimos ao trocadilho!) é o museu de automóveis, com acervo de 145 veículos. Parte dele pertence ao próprio museu e os demais a colecionadores de São Paulo, que os cederam para a exposição. Então, é uma mostra em parte dinâmica e sempre haverá novidades, com as substituição periódica de vários veículos por outros.
Mas, também fazem parte do complexo uma praça de alimentação com restaurantes e lanchonetes, shopping center com 23 lojas variadas, salão de eventos, parque de diversões, um kartódromo (com previsão de inauguração no mês que vem) e até mesmo uma capela.
Nosso amigo e colaborador Odair Ferraz esteve lá produzindo esse vídeo e fotos, que dão uma boa ideia de tudo que o entusiasta irá encontrar lá. Mas é claro que nada substitui uma visita ao vivo. Então, tendo uma oportunidade, não deixe de conhecer o Dream Car Museum, pois é a mais nova atração de uma região turística do interior de São Paulo conhecida como “Roteiro do Vinho”, repleta de coisas legais para se vivenciar.
Confira alguns destaques desse novo museu de automóveis
- Lamborghini – Além de Ferrari de De Tomaso, o segmento de superesportivos italianos está representado por dois exemplares da rival Lamborghini, com modelos famosos: o vermelho, o Countach 1989 e o amarelo, um Diablo 1981.
- Tatra T600 Tatraplan 1950 – Lançado em 1948, esse carro estranho e fascinante faz parte de uma linhagem de modelos aerodinâmicos fabricados na antiga Tchecoslováquia. Entre suas principais características está o motor boxer de 4 cilindros refrigerado a ar instalado na traseira (configuração idêntica a dos VWs).
- Chevrolet Corvette – Um dos maiores clássicos esportivos norte-americanos de todos os tempos está completando inacreditáveis 70 anos. E nesse novo museu de automóveis é possível encontrar entre os exemplares, dois dos mais icônicos modelos: o primeiro, o 1953, por ser do ano de lançamento do Corvette; o segundo, o 1963 que tem como característica exclusiva deste ano a vigia traseira bi-partida, ou “split”, como é conhecida.
- Cadillac Conversível 1959 – Esse enorme, exagerado e magnificamente extravagante automóvel norte-americano está sempre entre os mais admirados e fotografados modelos de qualquer museu de automóveis do mundo. E é claro que no novo Dream Car Museum não seria diferente.
- Messerschmitt KR175 – O desenho lembra o de um avião sem asas. Não por acaso. É que até o final da II Guerra Mundial a alemã Messerschmitt fabricava aviões e foi proibida de fazer isso com o fim do conflito. Teve que mudar de ramo. Com espaço para dois passageiros, um atrás do outro, e três rodas, o KR175 pesa 220 quilos e mede módicos 2,80 m.
- Volvo P 1800 S – A própria Volvo considera esse coupê dos anos 1960 o seu mais belo modelo de todos os tempos. E além de belo, é durável: em 2018 um americano entrou para o livro Guinness quando seu P 1800 S comprado novo bateu o recorde mundial de milhas rodadas: nada menos que 3 milhões. E sem nunca fazer nenhuma retífica!
- Jaguar E-Type – Outro modelo de beleza automotiva. Mas é bem mais que isso: fabricado entre 1964 e 1971, esse esportivo britânico já foi eleito o carro mais bonito de todos os tempos pela imprensa especializada. E esses dois exemplares são justamente da primeira fase, a mais icônica.
- VW Fusca “Split” – Esse Fusca alemão cuja pintura parece exótica e fora do padrão, remete aos primeiros anos do modelo aqui no Brasil. Conta-se que para atrair clientes pouco familiarizados com aquele carrinho estranho que chegava ao nosso país, a Brasmotor — empresa responsável pela importação até 1952 — pintava o Fusca no padrão de duas cores dos carros norte-americanos, incluindo os paralamas na cor inferior.
- Ford LTD 1970 – Entre os representantes nacionais, esse magnífico “top de linha” LTD que chegava ao mercado em 1969, para desbancar o Galaxie 500. Foi o primeiro carro brasileiro com câmbio automático. A seu lado nota-se um Dodge Charger R/T, outro “supra-sumo” da época.
- Porsche Diesel Super – A exemplo de outra fabricante de superesportivos, a Lamborghini, a Porsche também fabricou tratores, atividade que exerceu em seus primórdios: de 1956 a 1963. Ficou famoso o comercial em que um cliente liga para a concessionária à procura de peças originais para seu Porsche… Assista nesse link, que vale à pena!
- Mach 5 – A intenção foi certamente a de atrair os jovens, mas temos certeza de que o carro do Speed Racer vai emocionar mesmo a turma que tem mais de 55 anos e assistia ao desenho animado japonês na velha TV em preto e branco, nos anos 1960. Em 2008 foi lançado o longa-metragem. Mas nada supera o original!
- Plymouth Superbird 1970 – No centro do primeiro piso do Dream Car Museu, em uma plataforma giratória, esse carro de corrida feito para as ruas, cuja principal característica é a enorme asa traseira que ultrapassa a altura do teto. Ao lado de seu primo em primeiro grau Dodge Daytona, é um dos mais raros muscle cars MOPAR, com menos de 2 mil fabricados.
Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!