Importação de dois Fuscas pelo holandês Ben Pon (aquele da Kombi!) em 1949 foi o marco inicial para a criação da Volkswagen of America
Em 1949, o empresário Ben Pon importou para Nova Iorque dois exemplares do Volkswagen Tipo 1 — o Fusca, batizado nos EUA de Beetle. Pon é o famoso holandês que em abril de 1947 desenhou em bloco de anotações o esboço de um utilitário que viria a ser a Kombi, lançada em 1950. Depois de um começo difícil, o grande clássico mundial conquistou a América do Norte.
A Volkswagen of America foi fundada somente 1955 para criar sua rede de concessionárias e fornecer peças e serviços para os veículos que continuaram a ser importados, agora oficialmente, da Alemanha. Em 1959, a marca publicou seu primeiro e icônico anúncio, o “Think Small” (“Pense Pequeno”), divulgando as vantagens do Fusca, um veículo compacto, com motor refrigerado a ar e de fácil manutenção.
A Volkswagen construiu sua primeira fábrica nos EUA em Westmoreland, Pensilvânia, em 1978, para a fabricação do Golf —, que lá foi denominado Rabbit — lançado na Europa em 1974 e que já fazia sucesso no mercado norte-americano.
Volkswagen Golf 1977, ou Rabbit nos Estados Unidos
Comemorações da chegada do Fusca aos EUA
Para comemorar esse marco histórico de 75 anos, a Volkswagen of America acaba de anunciar uma série de ações de marketing nos Estados Unidos, que se estenderão ao longo de 2024.
“Nos últimos 75 anos, a Volkswagen passou de uma história de dois Fuscas para fazer parte do tecido cultural da América”, disse Rachael Zaluzec, Vice-Presidente Sênior de Experiência do Cliente e Marketing de Marca.
“Carregamos pessoas em nosso nome e em nosso coração. Enquanto ansiamos pelos próximos 75 anos, celebraremos as pessoas reais e os momentos da vida que fizeram da marca Volkswagen a história de amor das pessoas que é hoje.”
Fotos: Volkswagen of America
Deixe seu comentário!