MaxiBlog

Exposição irá reunir seis carros-conceito do General Motors Motorama

General Motors Motorama

Será a primeira vez que eles serão exibidos juntos ao público, desde à época daqueles célebres eventos dos anos 1950

Pela primeira vez desde a década de 1950, o público norte-americano terá a oportunidade de ver reunidos em uma única mostra seis dos carros-conceito originalmente criados para os célebres eventos itinerantes General Motors Motorama.

A exposição “Marvelous Motorama: Dream Cars” irá acontecer no Petersen Automotive Museum — com sede em Los Angeles, Califórnia — e terá duração de 2 anos, de abril de 2024 a abril de 2026.

Os seis carros GM pertencem à Bortz Automotive Collection, que reúne exclusivamente automóveis-conceito e protótipos raros.  

Os carros da mostra

General Motors Motorama
  • Pontiac Parisienne 1953 – Habitualmente as limusines landaulet têm quatro portas para o conforto de seus ricos ocupantes do banco de trás. Mas esse show-car foi projetado com apenas duas portas. Fato raro no Motorama, ele foi exibido por dois anos seguidos, sendo trocada apenas a cor. Em 1953 era preto; no ano seguinte passou a cinza metálico.
General Motors Motorama
  • Buick Wildcat II 1953 – Carro-conceito com carroceria em fibra de vidro e totalmente funcional. Tem motor V8 e capota com acionamento elétrico que fica escondida no porta-malas. Algo muito avançado na época. O bocal de combustível fica sob uma das lanternas traseiras, recurso adotado em 1956 no Chevrolet Bel Air.
General Motors Motorama
  • Pontiac Bonneville Special 1954 – É considerado o mais original de todos os carros-conceito sobreviventes do Motorama, não tendo passado por nenhuma restauração. Sua inspiração vem dos aviões a jato, que começavam a aparecer na época.
General Motors Motorama
  • Chevrolet Biscayne 1955 – Modelo que inspirou o design de vários carros da Chevrolet nos anos seguintes. Por exemplo: a traseira inspirou o Corvair; já o parabrisa em forma de bolha foi adotado nos primeiros anos do Impala. Esse carro foi resgatado em um ferro-velho nos anos 1990.
  • La Salle II Roadster 1955 – Seu perfil lembra bastante o Corvette em sua primeira fase. Quando foi apresentado no Motorama, ele ainda não funcionava, porque era equipado com um novo motor GM V6 com bloco de alumínio e comando de válvulas duplo no cabeçote e injeção de combustível. Um projeto que nunca foi concluído.
  • La Salle II Sedan 1955 – Uma variação do La Salle Roadster e assim como ele e o Chevrolet Biscayne 1955, esse Sedan foi resgatado em um ferro velho. Dos três, foi único que não foi restaurado.

Sobre o General Motors Motorama

O General Motors Motorama foi uma espécie de salão do automóvel itinerante que aconteceu nos Estados Unidos entre 1949 e 1961. Foi uma iniciativa de marketing com o objetivo de criar uma imagem positiva da GM diante de suas concorrentes. Era realizada sempre em janeiro, mostrando as novas linhas Cadillac, Buick, Oldsmobile, Pontiac e Chevrolet, além de apresentar carros-conceito e modelos especiais e limitados.

A primeira edição, de 1949, que se chamou “Transportation Unlimited Autorama”, aconteceu em Nova York e Boston, com público de mais de 600 mil pessoas.  

O nome “General Motors Motorama” foi oficialmente adotado a partir da edição de 1953, ano que teve público de 1,4 milhão de pessoas. Número que foi aumentando a cada ano.

A última edição, de 1961, passou por Nova York, São Francisco e Los Angeles. O evento não foi realizado nos anos de 1952, 1957 e 1958.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação – Bortz Automotive Collection
Video: Canal King Rose Archives no Youtube

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.