Coberturas

Modelos históricos desfilaram nas Mil Milhas 2024

Mil Milhas

Reunidos na pista de interlagos DKW “Mickey Mouse”, Karmann-Ghia Dacon, Renault R8 Gordini, Carretera Chevrolet e Copersucar Fittipaldi F5A tributo

No último dia 28 de janeiro, o Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Interlagos, em São Paulo, testemunhou um momento histórico durante a largada do GP Cidade de SP 1000 Milhas, as famosas Mil Milhas. Uma homenagem emocionante à história da icônica prova reuniu importantes modelos de corrida no grid, evocando a nostalgia dos presentes. Cinco lendas do automobilismo nacional foram escolhidas para protagonizar esse momento memorável, acelerando na reta dos boxes e levando o público ao delírio: um Karmann-Ghia Dacon, um Renault R8 Gordini, uma carretera Chevrolet e o lendário DKW Vemag Mickey Mouse. Além deles, um fórmula tributo ao Copersucar Fittipaldi F5A, construído sobre um chassis Reynard de Fórmula Ford, ocupou um lugar de destaque em homenagem a Wilsinho Fittipaldi, que se recupera de uma enfermidade. Foi um momento marcante que uniu passado e presente, celebrando a rica trajetória do automobilismo brasileiro. Cada um deles tem uma importante figuração no cenário das corridas.

Os modelos históricos das Mil Milhas

Karmann-Ghia Dacon

Mil Milhas

Em 1966, a Escuderia Dacon, renomada concessionária Volkswagen de São Paulo, fez história ao criar uma equipe pioneira e inovadora. Preparando quatro exemplares do icônico Karmann-Ghia Dacon, mantendo seu visual e dotados de ajustes mecânicos meticulosos como motorização Porsche, a equipe deixou sua marca nas pistas com pilotos de alto calibre, incluindo Emerson e Wilson Fittipaldi Jr., José Carlos Pace, Chico Lameirão, Anísio Campos e Carol Figueiredo. Ao longo de seu ano e meio de existência, a Escuderia Dacon conquistou vitórias demonstrando sua competência e dedicação ao esporte automobilístico brasileiro.

Renault R8 Gordini

O Renault R8 Gordini é também um ícone do automobilismo, e foi a porta de entrada para inúmeros pilotos em todo o mundo, incluindo Emerson Fittipaldi e Bird Clemente. Com ele, Emerson alcançou sua primeira vitória oficial nas pistas aos 19 anos, na Ilha do Fundão no Rio de Janeiro, quando ficou em 1° lugar na geral com o meu com a Equipe Willys. A importância histórica desse modelo, mesmo sendo importado, é gigante para o automobilismo brasileiro.

Carretera Chevrolet

Na 7ª edição das Mil Milhas Brasileiras em 1965, a dupla Justino de Maio e Vitório Azzallin Filho conquistou a vitória a bordo da carretera Nº 50, preparada meticulosamente por Artur Carlos Mendicino, equipada com um motor Chevrolet com virabrequim de Corvette, com uma performance impressionante que garantiu à equipe a merecida glória, após 201 voltas e um lugar de destaque na história do automobilismo brasileiro.

DKW “Mickey Mouse”

O DKW Vemag que esteve presente nas Mil Milhas é outro exemplar de fama para o automobilismo brasileiro, desenvolvido e construído pelo departamento de competições da equipe oficial da Vemag na década de 1960 sob o comando de Jorge Lettry. Recebeu o apelido de “Mickey Mouse” por ter sido construído com entre-eixos mais curto e foi pilotado por grandes pilotos como Mário Camargo Filho (o Marinho) e Juan Manuel Fangio. O DKW Vemag Mickey Mouse rapidamente conquistou a atenção e o respeito dos entusiastas de automobilismo e fez parte de disputas nas pistas mesmo depois do encerramento das atividades do departamento de competições da Vemag.

Tributo ao Copersucar F5A

Em 1978, Emerson Fittipaldi iniciava o terceiro ano de desafios na Fórmula 1 para a Copersucar Fittipaldi, escuderia de Fórmula 1 brasileira fundada em 1975 pelos irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi Jr.  O Copersucar F5A, projetado por Giacomo Caliri e pilotado por Emerson Fittipaldi, alcançou o segundo lugar no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, sediado no Rio de Janeiro, no 101º GP da sua carreira. Essa corrida histórica de 1978 foi um momento inesquecível para o automobilismo brasileiro, destacando o talento e a determinação do piloto nas pistas.


Com essa riqueza histórica, a presença de cada um desses modelos em uma largada de Mil Milhas mostra todo nosso potencial esportivo voltado às corridas, que ficarão registrados em nossa memória.

Redação e fotos: Walter Martins Pereira Junior – 5ª Marcha

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados