15 curiosidades sobre o primeiro Volkswagen brasileiro com motor refrigerado a água
Lançado no Brasil em 21 de junho de 1974, o Passat é a versão Volkswagen com traseira fastback do Audi 80, um sedan três volumes lançado em 1972. Na Alemanha, o Passat foi lançado em 1973.
Audi 80
No Brasil, o Passat foi um carro revolucionário, pois foi o primeiro Volkswagen com motor dianteiro refrigerado a água e com tração dianteira. Na Alemanha, já havia sido produzido de 1969 a 1973 o VW K70, com essas mesmas características.
No ano de seu lançamento, o Passat estava disponível nas versões L e LS, ambas de duas portas e com motor 1.5 que rendia 65cv. A versão de 4 portas chegou no início de 1975.
A versão esportiva TS foi (e é até hoje), uma das mais icônicas do Passat. Além de mais potente (1.6 de 80cv), tinha faróis redondos duplos e faixas laterais: em 1976 na linha de cintura indo até a coluna; em 1977 e 1978 na altura das caixas de ar.
O Passat teve também uma versão de luxo: a LSE foi lançada em 1978, tinha 4 portas e até ar condicionado (opcional). Nunca foi um grande sucesso comercial, até em função do preço. Mas sobreviveu até 1984.
Houve ainda um LSE de 1986, que era destinado a princípio exclusivamente para exportação para o Iraque. Erroneamente apelidado de “Passat Iraquiano”, tinha os famosos bancos em veludo vermelho. A produção excedente acabou sendo vendida no Brasil.
A série especial 4M é uma das mais raras, já que foram produzidos apenas 1.000 carros, em homenagem os 4 milhões de VWs fabricados no país. Era exclusivamente na cor grafite com detalhes em preto fosco, rodas da cor do carro, interior marrom e quatro faróis.
O VW Passat no Brasil nunca teve nenhuma alteração em sua carroceria, sofrendo reestilizações apenas nos acabamentos, sobretudo grade e parachoques, com alterações em 1979, 1983 e 1985.
Assim como outros modelos brasileiros dos anos 1970 e 80, o Passat também teve versões modificadas por terceiros. A mais famosas foram sem dúvida as feitas pela concessionária Dacon, que o transformava em três volumes, conversível e até SW.
Entre 1976 e 1984 o Passat em sua várias versões, teve um modelo de carroceria batizado de “três portas”. O acesso ao porta-malas se dava através de uma grande tampa traseira, com acesso para dentro do carro, ao contrário do outro modelo, cuja tampa era pequena e o porta-malas isolado.
Em 1984 chegava uma grande evolução mecânica: o mais potente motor 1.8, disponível a princípio para a versão esportiva GTS Pointer. O câmbio de 5 marchas chegou no ano seguinte, junto com a versão AP do motor 1.8.
Apesar de disponível para muitos outros carros brasileiros, inclusive os da própria Volkswagen, o Passat nunca foi equipado com direção hidráulica, mesmo em versões mais luxuosas ou esportivas.
O Passat saiu de linha no Brasil no final de 1988, tendo sido produzidos pouco menos de 900 mil exemplares em 14 anos de produção.
Na Alemanha o Passat evoluiu de modo bem diferente. A Segunda Geração foi lançada no final de 1980 e era o modelo que no Brasil foi lançado em 1984 e batizado de Santana. Ou seja: de 1984 a 1988, coexistiram duas gerações do Passat em nosso país.
Na Europa o Passat é produzido até hoje, já estando em sua 9ª geração, sendo disponível agora apenas na versão Station Wagon.