Repórter Maxicar

Audi 50: o irmão gêmeo do VW Polo MK1 completa 50 anos

Audi 50

Primeiro “small car” da Alemanha foi fabricado apenas de 1974 a 1978. Já a versão Volkswagen, lançada em 1975 faz sucesso até hoje

O Audi 50 chegou na hora certa: o primeiro “small car” de uma fabricante alemã foi lançado em 1974, logo após o início da crise do petróleo, no ano anterior. Em termos de consumo de combustível era muito econômico e seu design pioneiro: tração dianteira com motor transversal, hatchback de duas portas com porta-malas grande e encosto rebatível, dimensões externas compactas e características de condução atraentes.

Audi 50

Além disso, o Audi 50 foi a base para o VW Polo, que foi lançado sete meses depois, alavancando as sinergias dentro do Grupo Volkswagen, do qual a Audi já fazia parte.

Modelo de entrada, o novo Audi 50 nasceu para ser moderno e versátil – e completar a gama de opções da marca, que tinha o Audi 80 e o Audi 100.

A origem

Audi 50

Já em 1970, os engenheiros da Audi NSU Auto Union AG começaram a trabalhar no projeto, liderado por Ludwig Kraus. A chave para o sucesso foi o motor transversal. Isso permitiu que os engenheiros de Ingolstadt criassem um carro com um interior relativamente grande, apesar de seu comprimento total de 3,49 metros. Duas versões desse “mini Audi” (como foi apelidado), que pesava apenas 685 kg, foram lançadas: o 50 LS com 50 cv e o 50 GL com 60 cv, ambos com motor 1.1 litro. O LS tinha velocidade máxima de 142 km/h, enquanto o GL podia alcançar os 152 km/h.

Em 1977, a versão GL passou a contar com um motor de 1.300 cc recém-desenvolvido. A responsabilidade de criar o design do Audi 50 foi confiada a Hartmut Warkuß, que já havia projetado o Audi 80. Warkuß criou uma forma delicada e atemporal em torno do pacote construído por Ludwig Kraus.

Traseiras: Audi 50 e Volkswagen Polo

A apresentação do Audi 50

A equipe de Ingolstadt apresentou o novo Audi à mídia internacional na Sardenha – Itália, no verão de 1974. Chegou às concessionárias em 26 de outubro. O Audi 50 LS custava 8.195 marcos alemães e o Audi 50 GL 8.510 marcos alemães. O “mini Audi” foi planejado e desenvolvido inicialmente em Neckarsulm e mais tarde em Ingolstadt, sendo fabricado na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg.

Painéis: Audi 50 e Volkswagen Polo

Precisamente 43.002 unidades já haviam saído das linhas de montagem em Wolfsburg em 31 de março de 1975, quando também teve início a produção do praticamente idêntico VW Polo.

A produção do Audi 50 cessou no verão de 1978, depois de 180.828 unidades construídas. A partir daí, a Audi se concentrou mais em carros de médio e alto padrão. Mesmo que o Audi 50 tenha florescido apenas por alguns anos, ele fortaleceu o segmento de carros pequenos no Grupo Volkswagen: milhões de VW Polos já foram fabricados ao longo de suas seis gerações.

As seis gerações do VW Polo

Texto: Audi Media Center
Fotos: divulgação

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados