Comprado dois dias antes do lançamento oficial, conversível pertence até hoje à mesma proprietária
Ford Mustang. No momento em que um dos mais longevos e icônicos carros da história comemora 60 anos de seu lançamento, resolvemos homenageá-lo de uma forma diferente. Não falando sobre sua história cronológica, suas versões, características, etc… como veremos publicado em outros lugares. Mas sim contando a incrível história do primeiro Mustang vendido nos EUA — e primeiro do mundo a chegar às ruas — e sua relação com sua primeira e única proprietária. Tão longa quanto a própria história do modelo.
Tudo começou numa quarta-feira
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O Mustang novinho, Gail e o marido Tom, em fotos de época
Em 1964, com 22 anos, Gail Wise havia acabado de se formar e conseguir seu primeiro emprego, lecionando em uma escola primária de Chicago. No dia 15 de abril — uma quarta-feira — seu pai a levou à Concessionária Ford Johnson, localizada na Avenida Cicero para que ela escolhesse um carro novinho. Ela naturalmente queria algo bem jovial e optou por um conversível. Mas naquele dia não havia nenhum disponível no showroom. O vendedor lhe mostrou uma grande novidade que somente seria lançada dois dias depois. Era um Mustang na cor “Skylight Blue”, que não estava sequer exposto e sim escondido no fundo da loja, ainda coberto.
A Ford havia distribuído Mustangs para concessionárias de todo os EUA e Canadá, para que os vendedores pudessem mostrar à clientela, mas somente poderiam fazer isso depois que Lee Iacocca apresentasse o carro na Feira Mundial em Nova York, em 17 de abril.
— Era tudo extremamente secreto e o carro ainda não poderia sequer ser vendido, mas por algum motivo o vendedor mesmo assim me vendeu. Eu saí daquela concessionária com meu carro novo, com todo mundo acenando para mim e me pedindo para ir mais devagar. Eu me senti como uma estrela de cinema eestava muito feliz. Levei-o para a escola no dia seguinte — contou Gail ao USA Today.
O Mustang custou US$ 3.447,50. Na época uma fortuna para o salário de uma professora primária. Então, seu pai deu uma força no pagamento, lhe fazendo um empréstimo.
O Mustang ficou abandonado por 27 anos
A Família Wise e o carro, já bem detonado, em 1978. Na outra imagem, o início da restauração, em 2005
Destaques dos classificados
Gail se casou, teve filhos, virou dona de casa… O carro foi usado durante os 15 anos seguintes. Até que bem judiado, o então velho e enferrujado conversível parou de funcionar e foi simplesmente colocado no fundo da garagem. Lá permaneceu durante longos 27 anos. Neste período, a própria Gail tentou várias vezes convencer o marido Tom a vender o carro para liberar espaço. Mas ele preferiu mantê-lo, pois tinha a esperança de um dia ainda poder restaurá-lo.
Em 2005, Tom se aposentou da Marinha e pôde finalmente pôr em prática o projeto de restauração do esquecido conversível, que àquela altura estava realmente detonado. E foi justamente quando começou a sua caça às peças pela internet que Gail descobriu alguém anunciando o que seria o primeiro Mustang, com data de compra de 16 de abril de 1964. Gail então foi conferir a Nota Fiscal de seu carro e constatou que ele havia sido comprado em 15 de abril, portanto um dia antes.
A restauração durou três anos e consumiu US$ 35 mil da Família Wise. Com bastante prática em mecânica, o próprio tom se encarregou de fazer boa parte do trabalho, incluindo desmontar o carro inteirinho.
Gail e seu Mustang: celebridades
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Comemoração dos 10 milhões de exemplares vendidos, em 2018
Desde que a história da descoberta do primeiro Mustang vendido nos EUA veio à tona, Gail virou uma espécie de celebridade do mundo dos automóveis, participando de eventos por todo o país. Em 2018 ela e seu conversível foram convidados de honra da Ford, na festa de comemoração de 10 milhões de Mustangs vendidos, em Dearborn, Michigan.
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Hoje, aos 82 anos, Gail Wise jamais poderia imaginar que naquele distante 15 de abril de 1964, estaria muito mais do que apenas comprando um carro, mas sim fazendo história.
E o Mustang chassi Nº 1?
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O primeiro Ford Mustang a ser fabricado tem chassi nº 5F08F100001. É um Conversível branco que fazia parte do lote de pré-produção, cujas unidades eram destinadas apenas a testes e exibição.
Como já dissemos, às vésperas do lançamento, a Ford enviou Mustangs para todas as suas concessionárias nos EUA e Canadá. E esse foi parar na Concessionária George Parsons, na distante província canadense de Newfoundland. Deveria permanecer em exposição por algumas semanas após o lançamento do carro e depois ser devolvido à Ford.
Mas assim como aconteceu com Gail Wise, ele acabou sendo inadvertidamente vendido ao piloto de aviação Stanley Tucker. A compra aconteceu no dia 14 de abril, portanto um dia antes do carro de Gail. No entanto, Stanley fez um acordo com a concessionária e somente foi buscar o carro algumas semanas depois, para que ele pudesse cumprir seu papel de divulgação da nova sensação da Ford.
Quando soube do engano cometido pela concessionária, a Ford fez de tudo para comprar de volta o Nº 1. Mas só teve sucesso dois anos depois, quando ofereceu ao piloto na troca, o exemplar de número 1 milhão com todos os opcionais disponíveis.
Atualmente o precioso Nº 1 faz parte do acervo do The Henry Ford Museum.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação Ford e arquivo pessoal da Família Wise
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