Comprado dois dias antes do lançamento oficial, conversível pertence até hoje à mesma proprietária
Ford Mustang. No momento em que um dos mais longevos e icônicos carros da história comemora 60 anos de seu lançamento, resolvemos homenageá-lo de uma forma diferente. Não falando sobre sua história cronológica, suas versões, características, etc… como veremos publicado em outros lugares. Mas sim contando a incrível história do primeiro Mustang vendido nos EUA — e primeiro do mundo a chegar às ruas — e sua relação com sua primeira e única proprietária. Tão longa quanto a própria história do modelo.
Tudo começou numa quarta-feira
O Mustang novinho, Gail e o marido Tom, em fotos de época
Em 1964, com 22 anos, Gail Wise havia acabado de se formar e conseguir seu primeiro emprego, lecionando em uma escola primária de Chicago. No dia 15 de abril — uma quarta-feira — seu pai a levou à Concessionária Ford Johnson, localizada na Avenida Cicero para que ela escolhesse um carro novinho. Ela naturalmente queria algo bem jovial e optou por um conversível. Mas naquele dia não havia nenhum disponível no showroom. O vendedor lhe mostrou uma grande novidade que somente seria lançada dois dias depois. Era um Mustang na cor “Skylight Blue”, que não estava sequer exposto e sim escondido no fundo da loja, ainda coberto.
A Ford havia distribuído Mustangs para concessionárias de todo os EUA e Canadá, para que os vendedores pudessem mostrar à clientela, mas somente poderiam fazer isso depois que Lee Iacocca apresentasse o carro na Feira Mundial em Nova York, em 17 de abril.
— Era tudo extremamente secreto e o carro ainda não poderia sequer ser vendido, mas por algum motivo o vendedor mesmo assim me vendeu. Eu saí daquela concessionária com meu carro novo, com todo mundo acenando para mim e me pedindo para ir mais devagar. Eu me senti como uma estrela de cinema eestava muito feliz. Levei-o para a escola no dia seguinte — contou Gail ao USA Today.
O Mustang custou US$ 3.447,50. Na época uma fortuna para o salário de uma professora primária. Então, seu pai deu uma força no pagamento, lhe fazendo um empréstimo.
O Mustang ficou abandonado por 27 anos
A Família Wise e o carro, já bem detonado, em 1978. Na outra imagem, o início da restauração, em 2005
Gail se casou, teve filhos, virou dona de casa… O carro foi usado durante os 15 anos seguintes. Até que bem judiado, o então velho e enferrujado conversível parou de funcionar e foi simplesmente colocado no fundo da garagem. Lá permaneceu durante longos 27 anos. Neste período, a própria Gail tentou várias vezes convencer o marido Tom a vender o carro para liberar espaço. Mas ele preferiu mantê-lo, pois tinha a esperança de um dia ainda poder restaurá-lo.
Destaques dos classificados
Em 2005, Tom se aposentou da Marinha e pôde finalmente pôr em prática o projeto de restauração do esquecido conversível, que àquela altura estava realmente detonado. E foi justamente quando começou a sua caça às peças pela internet que Gail descobriu alguém anunciando o que seria o primeiro Mustang, com data de compra de 16 de abril de 1964. Gail então foi conferir a Nota Fiscal de seu carro e constatou que ele havia sido comprado em 15 de abril, portanto um dia antes.
A restauração durou três anos e consumiu US$ 35 mil da Família Wise. Com bastante prática em mecânica, o próprio tom se encarregou de fazer boa parte do trabalho, incluindo desmontar o carro inteirinho.
Gail e seu Mustang: celebridades
Comemoração dos 10 milhões de exemplares vendidos, em 2018
Desde que a história da descoberta do primeiro Mustang vendido nos EUA veio à tona, Gail virou uma espécie de celebridade do mundo dos automóveis, participando de eventos por todo o país. Em 2018 ela e seu conversível foram convidados de honra da Ford, na festa de comemoração de 10 milhões de Mustangs vendidos, em Dearborn, Michigan.
Hoje, aos 82 anos, Gail Wise jamais poderia imaginar que naquele distante 15 de abril de 1964, estaria muito mais do que apenas comprando um carro, mas sim fazendo história.
E o Mustang chassi Nº 1?
O primeiro Ford Mustang a ser fabricado tem chassi nº 5F08F100001. É um Conversível branco que fazia parte do lote de pré-produção, cujas unidades eram destinadas apenas a testes e exibição.
Como já dissemos, às vésperas do lançamento, a Ford enviou Mustangs para todas as suas concessionárias nos EUA e Canadá. E esse foi parar na Concessionária George Parsons, na distante província canadense de Newfoundland. Deveria permanecer em exposição por algumas semanas após o lançamento do carro e depois ser devolvido à Ford.
Mas assim como aconteceu com Gail Wise, ele acabou sendo inadvertidamente vendido ao piloto de aviação Stanley Tucker. A compra aconteceu no dia 14 de abril, portanto um dia antes do carro de Gail. No entanto, Stanley fez um acordo com a concessionária e somente foi buscar o carro algumas semanas depois, para que ele pudesse cumprir seu papel de divulgação da nova sensação da Ford.
Quando soube do engano cometido pela concessionária, a Ford fez de tudo para comprar de volta o Nº 1. Mas só teve sucesso dois anos depois, quando ofereceu ao piloto na troca, o exemplar de número 1 milhão com todos os opcionais disponíveis.
Atualmente o precioso Nº 1 faz parte do acervo do The Henry Ford Museum.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação Ford e arquivo pessoal da Família Wise
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