O charmoso conversível brasileiro foi lançado em abril de 1974
O primeiro exemplar do MP Lafer saiu da linha de produção em abril de 1974. Foi uma criação da Lafer Móveis Patenteados (sim, uma fábrica de móveis!) e tinha carroceria em fibra de vidro, cujos moldes foram obtidos desmontando o automóvel inglês MG TD 1952.
Embora a aparência seja muito semelhante a do carro britânico, o MP Lafer tem outra concepção mecânica: o MG TD possui motor dianteiro refrigerado a água; e o MP Lafer possui chassi e mecânica VW, com motor boxer traseiro, refrigerado a ar, como no Fusca e seus derivados.
O MP Lafer então é uma réplica? Sim e não!
E por causa dessa concepção o MP possui algumas “pegadinhas”: a grade do radiador é obviamente falsa, bem como as aberturas laterais de refrigeração do capô. Na frente fica seu porta-malas!
Na parte traseira, o desenho da tampa do motor sugere que ali fica guardado o estepe. Só que não! É apenas um recurso de estilo, pois o estepe fica dentro da mala.
Em seus primeiros anos, o MP Lafer era equipado com motor 1.500 — o mesmo do VW “Fuscão”. Depois passou a 1600 com carburação única e por fim para o 1.600 com dupla carburação.
O protótipo foi mostrado ao público pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo de 1972. Ele tinha portas “suicidas” como o roadster inglês do qual se originou. É o carro que aparece nessa imagem.
O MP Lafer era produzido a partir de conjunto novo de chassi, suspensão e mecânica, fornecido pela Volkswagen. A numeração de chassi era especial para ele, começada pelas letras MP. Isso ajuda a identificar o verdadeiro Lafer.
O processo de fabricação do MP Lafer era muito cuidadoso e o resultado era um automóvel de alta qualidade e excelente acabamento, com rodas de liga leve, capota de encaixes perfeitos e painel completo em madeira de lei.
Devido a seu grande sucesso, surgiram nos anos 1980 alguns fabricantes de réplicas, às vezes de qualidade duvidosa, fabricadas a partir de chassi/mecânica usados. Não é o caso desses da bela foto!
Em 1978 surgiu a versão TI. Modernizada, teve os charmosos cromados substituídos por pinturas da cor do carro. E numa segunda fase dessa versão, ainda mais radical, perdeu a falsa grade e os faróis passaram a ser retangulares.
O MP Lafer já foi estrela de cinema! Estamos falando de sua participação em “007 Contra o Foguete da Morte”, de 1979. No filme, Bond, a bordo de um Rolls Royce na orla carioca, é seguido por uma morena no conversível brasileiro.
Nosso charmoso conversível fez e faz até hoje sucesso no exterior, sendo exportado para vários países. Essa imagem, capturada a partir de um vídeo do Youtube, é de um encontro nacional que aconteceu na Alemanha, em 2021.
O ápice do sucesso aconteceu no início dos anos 1980. No entanto, o MP Lafer foi produzido até 1990. Em 17 anos, foram cerca de 4.300 unidades.
Ao final de sua produção, por determinação de seu criador, Percival Lafer, todos os moldes referentes ao MP foram enterrados no terreno da fábrica, onde hoje existe um supermercado.
O MP Lafer está entre os foras-de-série brasileiros de maior sucesso em sua época, ao lado de marcas como Puma, Miura e Santa Matilde. E atualmente é um dos mais valorizados automóveis nacionais deste segmento.