Moderníssima versão do “scudetto” em seu primeiro modelo elétrico — o Milano, agora rebatizado de Junior — não caiu muito no gosto dos alfisti mais tradicionais
A Alfa Romeo acaba de lançar seu primeiro carro elétrico. Mas o SUV chegou envolto em duas polêmicas. A primeira é em relação ao nome: lançado como Milano, teve que ter o nome substituído por Junior, devido a uma questão legal: é que há na legislação italiana uma lei que só permite que um produto cujo nome se refira a uma região geográfica do país (no caso a cidade de Milano, ou Milão em Português), ou cuja palavra tenha sonoridade italiana, seja fabricado na própria Itália. E o novo Alfa Romeo é produzido na fábrica da Stellantis na Polônia.
Apenas alguns dias após ter sido lançado, o elétrico Milano teve que ser rebatizado e agora se chama Junior
A segunda polêmica está relacionada ao célebre “scudetto” — pequeno escudo que identifica os automóveis Alfa Romeo há quase 80 anos. É que muitos “alfisti” mais tradicionais não gostaram muito de nenhuma das duas versões do “scudetto” do agora Júnior. Ambas estão disponíveis tanto para o Junior elétrico, quanto para o híbrido, dependendo da versão.
O scudetto nas versões Leggenda e Progresso
O escudo batizado de “Leggenda”, tem a aparência de uma tela preta em losangos, com o manuscrito “Alfa Romeo” ao estilo dos bólidos de corrida da marca no passado. Tem uma pegada mais convencional. Talvez não tenha desagradado tanto…
Já o “Progresso” é moderníssimo e vazado, trazendo os dois elementos da própria logomarca da Alfa Romeo: a cruz vermelha, que é o símbolo de Milão (berço da marca) e o homem que é devorado por uma gigante serpente, que simboliza a família real daquela cidade. Parece ser bastante frágil, pelo fato de ser todo recortado.
O nascimento do “scudetto” da Alfa Romeo
A grade do 6C 2300 deu origem ao icônico “scudetto”
O primeiro Alfa Romeo adornado pelo que viria a se tornar a sua marca registrada foi o 6C 2300 na década de 1930. Era na verdade uma grade de dimensões convencionais, mas que já tinha aquele formato característico. Trazia o nome manuscrito.
Destaques dos classificados
A partir da década seguinte o se tornou o pequeno escudo, que com inúmeras variações ao longo dos anos, se tornou a icônica identidade da tradicional fabricante italiana. É simplesmente impossível confundir com outras marcas!
Então, vamos relembrar alguns modelos do “scudetto” ao longo da história?
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!