Anciões na pista!
Destaque para dois exemplares raros e um histórico do Ford Modelo A
A Confraria Pré-Guerra fez no último sábado, 13 de abril, mais um de seus passeios. Dessa vez o destino foi Bragança Paulista. O ponto de encontro foi o Restaurante Frango Assado da Rodovia D. Pedro I, altura de Atibaia, num percurso de cerca de 30 quilômetros.
A maioria dos carros participantes era mesmo de modelos fabricados antes da II Guerra Mundial — que é o foco da Confraria. Mas havia alguns mais “modernos”, fabricados entre os anos 1950 e 70.
Foram muitos os Ford Modelo A, nas versões mais populares, como a Phaeton, a Roadster, Tudor e Fordor.
Conforme já contamos aqui no Maxicar, o Ford Modelo A possuia muitas versões e o ápice aconteceu em 1930, quando estavam disponíveis nada menos que 12 tipos de carrocerias.

Mas nesse passeio da Confraria Pré-Guerra havia também os de versões mais raras. É o caso da picape 1928 com cabine fechada, já que as conversíveis são bem mais comuns.

Outra raridade foi o Conversível Sedan, também chamado de 400-A. Essa variação foi fabricada apenas em 1931. É um conversível misto de Tudor com Phaeton, já que possui molduras e vidros nas janelas. De Acordo com a literatura, foram produzidos meros 4.864, para um total de quase 5 milhões de Ford Modelo A, do finalzinho de 1927 a 1931.

Nosso terceiro destaque é o Phaeton de Luxe 1931. O modelo pode ser considerado raro também, já que a maioria desses conversíveis sedan possuem quatro portas. Mas o que impressiona não é a sua versão, mas sim a sua história: é que ele participou da primeira prova de Subida da Montanha do Brasil, quando era praticamente novo: em 1932! A competição organizada pelo Automóvel Clube do Brasil (o original) aconteceu na primeira rodovia pavimentada do país, que liga o Rio de Janeiro a Petrópolis, na Região Serrana. Inaugurada pelo Presidente Washington Luiz em 1928, hoje o trecho faz parte da BR-040.
Destaques dos classificados

Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
Deixe seu comentário!