Inspiração veio do sistema de engrenagem conhecida como “espinha de peixe” e foi utilizada pela primeira vez em 1919
Tradição e pioneirismo são duas características que a Citroën traz em seu DNA e aplica em seus veículos, campanhas publicitárias e desenvolvimento de novos projetos. Sendo assim, é claro que a logomarca da Citroën não poderia deixar de também carregar toda uma história por trás.
Uma das primeiras histórias que circulam é que, no ano de 1900, o fundador da marca, André Citroën, foi à Polônia para visitar uma parte de sua família e lá conheceu um novo tipo de engrenagem, em forma de V, fabricada em moldes de areia e utilizada principalmente na moagem de farinha.
Como curiosidade, vale ressaltar que, à época, as opções de engrenagens se restringiam às retas e às helicoidais. As retas tinham a desvantagem de serem mais ruidosas. As helicoidais, além de muito complexas de fabricar, exigiam cuidados específicos para contornar o impulso axial. Sendo assim, quando Citroën se deparou com a nova engrenagem, ele concluiu que ela poderia ser uma alternativa à indústria em diversas áreas.
Essa nova engrenagem, inicialmente era feita de madeira. No entanto, André Citroën comprou a patente, fundou sua primeira empresa e iniciou a produção dessas engrenagens duplas, chamadas de chevron (em português, divisa ou bifurcação) ou “espinha de peixe”, com aço. E assim elas foram batizadas de “Deux Chevrons” – apesar da similaridade na pronúncia, vale lembrar que a grafia do nome 2CV, o clássico da Citroën, é “Deux Chevaux”.
Logomarca da Citroën nasceu nos primórdios
Citroën 10 HP Type A 1919: o pioneiro
Até o ano do surgimento da fábrica de automóveis, André Citroën se dedicou à Société D’engrenages Citroën, sua indústria de engrenagens. Com tanta familiaridade no ramo, não poderia ser diferente: ele naturalmente prestou uma homenagem ao item e o “Deux Chevrons” é a logomarca da Citroën desde a formação da empresa, em 1919.
O primeiro carro a sair com a histórica logo foi o 10 HP Type A, fabricado entre 1919 e 1921. Desde então, o símbolo evoluiu, a forma e as cores mudaram, mas o Duplo Chevron sempre permaneceu, acompanhando e ilustrando momentos específicos da Citroën.
Volta às origens
A versão atual da logomarca, a décima da história da Citroën, foi apresentada em 2022 com chevrons mais largos e proeminentes, contrastados e cercados por uma moldura oval vertical suave. Segue o estilo primeira versão, de 1919.
Destaques dos classificados
Desenvolvida pela equipe de design da Citroën, a nova identidade se beneficiou da expertise do Stellantis Design Studio, a agência de design interna do grupo. Versões dela irão ser aplicadas progressivamente nos próximos modelos de produção e conceituais da marca.
Texto: Stellantis Communications
Fotos: Divulgação
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