A Klv-20 acaba de ser adquirida e já fez seu primeiro passeio sobre os trilhos
A Volkswagen Commercial Vehicles acaba de adquirir para seu acervo uma joia histórica: uma rara Kombi Ferroviária 1955, também conhecida como Klv-20.
Sim, estamos falando de uma incrível Kombi que anda sobre trilhos!
Mas como nasceu a Kombi Ferroviária? O ano era 1954. A Ferrovia Federal Alemã enfrentava o desafio de adquirir novos veículos compactos de serviço para suas ferrovias.
Em vez de desenvolver um novo veículo do zero, combinaram o versátil Volkswagen Transporter (a Kombi) com um chassi ferroviário.
Duas empresas foram contratadas para construir este veículo, que recebeu a designação Klv-20.
Depois de um ano, as empresas Martin Beilhack (Rosenheim) e Waggon- und Maschinenbau GmbH Donauwörth converteram cada uma 15 unidades para uso ferroviário.
Essas Kombis ferroviárias eram usadas principalmente na manutenção de trilhos e na sinalização em viagens de inspeção e reparo.
Elas permaneceram em serviço até a década de 1970. E hoje restam apenas algumas ainda em condições de funcionamento.
Esse exemplar que a Volkswagen acaba de adquirir para seu acervo histórico em Hanover – Alemanha, tem número de série 20–5011.