Repórter Maxicar

Porsche Classic Factory Restoration: preservando a experiência única de seus funcionários

Porsche Classic

Eles podem ter acesso aos detalhes de cada modelo, às peças originais e ao arquivo da empresa. Mas o que há de mais valioso está nas mentes e nas mãos da equipe de restauração de fábrica da Porsche Classic

Com sua habilidade, eles transformam clássicos da Porsche em carros de sonho, seja como parte de restaurações de fábrica fiéis ao original ou como um projeto individual. Porém, quando esses profissionais se aposentarem, isso poderá deixar uma lacuna. A troca e transferência de conhecimentos são muito valiosas para a Porsche Classic e são um fator decisivo para o seu sucesso.

Como o conhecimento permanece na empresa

“Há lugares importantes a ocupar”, admite Tobias Kariegus. O jovem de 33 anos substituiu recentemente seu pai como especialista em caixas de câmbio na equipe de restauração de fábrica da Porsche Classic. “Claro que este esquema de sucessão é ideal para nós. Isso significa que o conhecimento permanece não apenas na família, mas também na empresa”, afirma Uwe Makrutzki, Gerente de Restauração de Fábrica Clássica da Porsche.

Porsche Classic

Klaus e Tobias Kariegus: experiência em caixas de câmbio, passada de pai para filho

Após sua formação como técnico em mecatrônica de veículos, Tobias trabalhou na Porsche Production por 10 anos antes de mudar para a Porsche Classic Factory Restoration. “Meu emprego anterior era um emprego dos sonhos na época. Mas restaurar todos os tipos de caixas de velocidades manuais antigas, do modelo 356 ao 959, é ainda mais emocionante – considero-o realmente gratificante.” Meio ano de treinamento profissional foi tudo o que ele conseguiu antes que seu pai, Klaus Kariegus, se aposentasse precocemente aos 62 anos e entregasse o bastão a Tobias. “Parece uma fase de indução curta, mas esse meio ano é relativo. Principalmente quando você tem em mente que está aprendendo com os melhores dos melhores”, enfatiza Uwe Makrutzki.

Klaus acumula um total de 40 anos de experiência: mesmo antes da criação da Porsche Classic Factory Restoration, o mecânico treinado trabalhava em caixas de câmbio em seu precursor, o departamento de reparos da fábrica. O programa de qualificação do seu sucessor foi tão exigente como sempre – não havia espaço para negligência, mesmo entre famílias. Além de várias restaurações, a equipe de pai e filho produziu uma orgulhosa pequena série de 50 caixas de câmbio para o 911 (tipo 993) nestes seis meses – um conjunto inestimável de peças de reposição para os clientes em todo o mundo aos quais a Porsche Classic fornece peças de reposição.

Encontrar a causa geralmente é um trabalho de detetive

Durante uma restauração na fábrica da Porsche, o motor e a caixa de câmbio são quase totalmente desmontados, limpos e inspecionados. As peças gastas ou defeituosas são substituídas ou, se possível, também reparadas e restauradas mediante solicitação do cliente. “Encontrar a causa da falha, como um salto de marcha, costuma ser um verdadeiro trabalho de detetive. Os anos de experiência muitas vezes ajudam, pois muitas vezes você se lembra de onde houve problemas anteriores com a mesma caixa de câmbio”, diz Klaus.

Depois de remontada, a caixa de velocidades tem de comprovar o seu desempenho através de um extenso teste. “Esse sempre foi o momento mais emocionante, quando o chefe fazia um test drive”, diz Klaus com um sorriso. Não há bancadas de teste no departamento de caixas de engrenagens que possam ser usadas para determinar antecipadamente se ela funcionará corretamente ou não.

Klaus deixou ao filho extensas notas pessoais com valores de configuração e instruções de reparo para os modelos mais incomuns, como o Porsche Jagdwagen. Claro, ele também repassou ferramentas especiais, como suas caixas de ajuste construídas por ele mesmo: essas caixas são aparafusadas ao bloco no lugar da parte traseira da caixa de câmbio. São cortados de forma a criar uma “janela” para ajuste, por exemplo, dos garfos de mudança.

Entre as gerações, a área da caixa de velocidades foi realocada dentro do Porsche Classic Factory Restoration. Isto traz consigo melhorias ergonômicas: ao contrário de seu pai, Tobias não precisa mais processar caixas de engrenagens de 50 a 100 kg em suportes de montagem montados na bancada de trabalho. Em vez disso, ele usa um dispositivo de sustentação adaptado à sua estatura. Um moderno sistema de guindaste no teto do corredor também ajuda a transportar os componentes da caixa de engrenagens.

Transferência de conhecimento sobre o interior do veículo

Porsche Classic

Peter Schwämmle é especialista em estofamentos

À primeira vista, esta dupla, que trabalha no interior da Porsche Classic Factory Restoration, não poderia ser mais diferente: Peter Schwämmle, 57 anos, que tem formação em estofamento, conta-nos modestamente sobre o seu trabalho diário. De vez em quando, o seu sorriso revela a sua paixão pelos materiais requintados e pelo trabalho artesanal de alto nível da equipe. Sua colega Maren Siedentopf é 35 anos mais nova. No entanto, o seu amor pelo artesanato os une: “Criar algo único me enche de profunda satisfação”, diz Peter Schwämmle. “Além disso, é bom ver a valorização dos nossos clientes. Conheço alguns deles há anos e às vezes eles param quando há um novo projeto.”

É ótimo obter feedback imediato sobre seu trabalho dessa forma. Maren, que também trabalhou inicialmente na produção após a sua formação e mudou para o Porsche Classic Factory Restoration há dois anos, considera este feedback direto extremamente motivador. Além da variedade de tarefas, ela é fascinada pela sinergia de diferentes materiais e técnicas de processamento: “Cada ponto, cada material conta a sua história. Ao trabalhar num projeto durante meses seguidos e satisfazer até os desejos mais extraordinários dos nossos clientes, tornamo-nos parte desta história única.”

Porsche Classic

Maren, de 22 anos, trabalha na Porsche Classic há 2 anos

Mais de 1.000 padrões de corte no arquivo

O interior do veículo é uma das etapas finais de uma restauração completa na Porsche Classic Factory Restoration. Os clientes têm uma ampla gama de opções disponíveis, desde uma restauração fiel ao original até equipamentos especiais individuais. Peter e Maren fabricam componentes exclusivos para o interior. As capas dos bancos, painéis de instrumentos, painéis das portas e muito mais são estofados em couro.

Mais de 1.000 padrões de corte para vários componentes de diferentes séries de modelos são armazenados em um grande arquivo. Se um Porsche particularmente raro for restaurado, o especialista em interiores às vezes até corta o couro velho ao longo das costuras e passa-o a ferro para que possa ser reutilizado como padrão. Naturalmente, também é processada uma vasta gama de tecidos, incluindo padrões característicos da Porsche, como Pepita ou Pascha.

Maren faz muitas perguntas e faz anotações detalhadas. Este é também um caso de transferência de conhecimento, porque Peter irá reformar-se dentro de alguns anos: “Espero que não num futuro próximo, pois serei o único responsável pelas restaurações interiores. Tenho muito respeito pelo papel, mas também é um pouco estressante”, diz a jovem de 22 anos. “Afinal, seria ótimo se eu soubesse tanto quanto meu colega Peter, que está aqui há mais de 40 anos.”

Ferramentas e equipamentos antigos

Os dois não trabalham apenas em carros antigos, mas também com equipamentos antigos: duas das três máquinas de costura que utilizam datam da década de 1950. “O padrão do ponto fica ainda mais charmoso nas máquinas mais antigas – é um pouco mais irregular, fazendo com que pareça mais que foi costurado à mão”, explica Peter. Juntamente com a impressora, estas são as únicas máquinas na sala. A impressora é usada para estampar padrões no couro usando pressão e calor. Entre esses padrões estão as letras da Porsche, o brasão da Porsche, as abreviaturas das séries de modelos, bem como motivos individuais.

Restauração de fábrica e programa Sonderwunsch na Porsche Classic

Fabricado pela Porsche, restaurado pela Porsche: até dez clássicos esportivos restaurados de fábrica recebem o selo de qualidade exclusivo Porsche Classic a cada ano. Mais de uma dúzia de especialistas mantêm, reparam e restauram carros esportivos aprovados para uso rodoviário em nome dos clientes da Porsche Classic Factory Restoration. A fábrica inclui especialistas de todos os setores envolvidos na fabricação: construção de carrocerias, incluindo oficina de pintura, montagem de motor e caixa de câmbio e estofamento.

Além disso, componentes altamente personalizados podem ser fabricados como parte do programa Porsche Sonderwunsch para ideias individuais de clientes. Os veículos dos clientes são completamente desmontados em suas peças individuais, cada componente é minuciosamente inspecionado e, se necessário, recondicionado, modificado ou substituído. O veículo é então reconstruído de acordo com os desejos individuais do cliente.

Texto e fotos: Porsche Newsroom

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados