Miura P400, Countach LP 400, Countach 25 th e Diablo GT estrelam em Cernobbio – Itália
Uma lista significativa de modelos clássicos da Lamborghini participou no Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2024, que aconteceu entre 24 e 26 de maio. A competição deste ano — que acontece na Itália desde 1929 e é hoje uma das mais antigas e celebradas do mundo — acolheu um grupo de quatro automóveis produzidos em Sant’Agata Bolognese, confirmando a crescente atenção dada aos automóveis clássicos da Lamborghini.
O Miura P400 1967 estava em exibição em Cernobbio na Classe D. E na Classe H foram incluídos o Countach LP 400 de 1976, um Countach 25th Anniversary 1990 e o Diablo GT de 1999. A seleção abrangeu um período de mais de trinta anos, envolvendo todos os modelos mais icônicos com motor V12 produzidos naquele período. É também a primeira vez que o jovem Diablo é exibido em Villa d’Este, confirmando a crescente valorização deste modelo como um carro
Destacam-se o sucesso alcançado pelo Countach LP400, galardoado pelo júri pelo seu V12 com o troféu ‘il Canto del Motore’ de melhor som, e pelo Diablo GT, que, na sua estreia como modelo no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, ganhou o troféu ‘BMW Group Ragazzi’. O Diablo foi eleito, durante a jornada aberta ao público em Villa Erba, como o carro mais icónico da competição pelo público sub-16.
Cada um dos quatro carros apresentados pelos seus proprietários no Concorso d’Eleganza Villa d’Este tem uma história única e fascinante que merece ser contada.
Lamborghini Miura P400 1967
O Miura foi lançado em 1966 e era tão extraordinariamente inovador em seu estilo, soluções mecânicas e características de desempenho que, para defini-lo, os jornalistas tiveram que inventar uma nova palavra: supercarro. Esse Miura P400 1967 em competição em Villa d’Este foi originalmente enviado para os Estados Unidos, vendido no mercado local através da concessionária Bob Estes, com sede na Califórnia. Com cor exterior Rosso Miura (vermelho) e interior Nero (preto) o carro acaba de ser submetido a um restauro completo pelo seu proprietário, que também solicitou que o carro fosse certificado pelo Polo Storico Lamborghini, que agora está tratando do pedido.
Lamborghini Countach LP 400 1976
O Countach é um dos modelos mais icônicos da Lamborghini, produzido em cinco séries principais até 1990: LP 400, LP400 S, LP500 S, LP 5000 Quattrovalvole e 25th Anniversary. Entregue em 24 de dezembro de 1976, através da concessionária milanesa Achilli Motors, o Countach LP 400 em exposição na Villa D’Este é um dos mais reconhecidos pela combinação original de cores Viola (roxo) com interior Bianco (branco). O carro, com o seu potente V12, foi premiado no sábado, 25 de maio, pelo júri do Concorso di Villa D’Este com o troféu ‘il Canto del Motore’ de melhor som.
Lamborghini Countach 25th Anniversary 1990
O Countach 25th Anniversary foi criado em 1988 para comemorar os primeiros 25 anos da Automobili Lamborghini e foi a versão Countach produzida em maior número de unidades. Lançado em 27 de fevereiro e entregue em 27 de março de 1990 na concessionária Portman em Londres, o Countach 25th Anniversary que competiu na categoria H deste ano é um dos poucos carros desta série produzidos com volante à direita. Apresenta uma combinação de cores especial com exterior em “Arancio 1120106” (laranja) e interior Champagne. A cor exterior por si só o tornava único, pois foi criado para o seu primeiro proprietário que pretendia que fosse da mesma cor do seu primeiro Countach, um LP400. Mas como essa cor não foi oferecida para o Countach 25th Anniversary, ela foi recriada para o proprietário e renomeada com o VIN de seu primeiro carro. Assim, apenas esse Countach 25th Anniversary existe nesta cor. O carro rodou poucos quilômetros, nunca foi restaurado e foi recentemente certificado pelo Polo Storico.
Lamborghini Diablo GT (1999)
Apenas oitenta Diablo GTs foram produzidos. O GT originou-se da combinação de muitas das soluções utilizadas na versão de corrida GT2, montadas na base do modelo de produção Diablo para criar um carro legal para estrada, com desempenho extraordinário. Assim, não é coincidência que, na altura do seu lançamento, em Março de 1999, o Diablo GT fosse o carro de produção mais rápido do mundo, com uma velocidade máxima de 346 km/h (215 mph). O Diablo GT que competiu no Concorso d’Eleganza Villa d’Este Villa d’Este, número 6 de 80, foi lançado em 18 de novembro de 1999 e entregue ao seu primeiro proprietário através da Touring Auto, em Milão. Sua combinação de cores original, ainda presente, é Titanium Silver com interior em Alcantara Blu (azul) e asa em fibra de carbono exposta. Ele também foi especificado com relações de marcha curtas opcionais (17/43) e provisões para rádio de carro e câmera traseira. O carro está em processo de análise pelo Polo Storico Lamborghini para obtenção da Certificação de Autenticidade. Presente pela primeira vez na competição, recebeu o troféu ‘BMW Group Ragazzi’ em Villa Erba.
Destaques dos classificados
Texto e fotos: Lamborghini Media Center
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!