VEMP: o protótipo de jipinho militar da Volkswagen

Veículo 4X4 foi desenvolvido para licitação do Exército Brasileiro nos anos 1970 e usava chassi e mecânica da Kombi

Kübelwagen e Type 181 “Thing” (“Coisa”). Dois jipinhos desenvolvidos pela Matriz da Volkswagen na Alemanha, baseados no conjunto mecânico do Fusca, com seu motor refrigerado a ar.

O primeiro foi um veículo militar do exército nazista durante a II Guerra Mundial.

O segundo, um bem transado carrinho lançado em 1969, projetado também para uso militar, mas que acabou tendo sucesso na versão civil, principalmente nos EUA.

Mas a Volkswagen do Brasil tentou desenvolver algo bem parecido aqui na segunda metade dos anos 1970. Atendia pelo nome de VEMP o projeto de um jipinho militar cujo objetivo era o de participar de uma licitação do Exército Brasileiro.

O VOLKSWAGEN VEMP

De acordo com o edital, o veículo deveria ter tração 4X4, com grande desenvoltura em terrenos acidentados, capacidade para quatro passageiros e de puxar 500 kg de carga através de uma carretinha acoplada. Seu nome era a sigla de “Veículo Militar Protótipo”.

O VEMP tinha carroceria em aço montada sobre o chassi da Kombi, usando também o seu motor 1.600 refrigerado a ar.

Foram desenvolvidos apenas dois protótipos: o 4X4, como mandava a licitação do Exército; e o 4X2 — que passou a pertencer ao então presidente da Volkswagen, Wolfgang Sauer.

O 4X4 tinha tração traseira, com caixas de redução nas rodas. A tração dianteira era acionada por uma pequena alavanca ao lado da de câmbio. A suspensão dianteira utilizava barras de torção longitudinais presas diretamente ao chassi.

A Volkswagen perdeu a licitação e o protótipo 4X4 passou a ser utilizado como veículo de serviço interno da fábrica, carregando peças e componentes. Com o tempo foi sendo descaracterizado.

Há alguns anos, esse VEMP foi totalmente restaurado e hoje faz parte do acervo da Garagem Volkswagen.

Muito parecido com o VW VEMP, outro jipinho, o DaCunha JEG, foi lançado na mesma época. Ele também tinha carroceria em metal sobre plataforma e mecânica da Kombi.

Será que é um caso de plágio? Se sim, fica a pergunta: quem copiou quem?

Conheça a empresa que ainda fabrica o Jeep da II Guerra Mundial

►VEJA TAMBÉM!

Ford Mustang – 60 anos: conheça o primeiro exemplar a chegar às ruas

►VEJA TAMBÉM!

Citroën 2CV Sahara: a estranha versão 4x4 com dois motores

►VEJA TAMBÉM!

Mitsubishi Jeep J37, a “prima” japonesa da nossa Rural

►VEJA TAMBÉM!

Gurgel SuperCross: o primeiro “adventure” brasileiro

►VEJA TAMBÉM!